Fundada em 2020 por Igi Lola Ayedun, desde fevereiro de 2023 a primeira galeria de propriedade e direção preta na história da arte brasileira, HOA, abre ao público as portas de seu novo espaço expositivo na região central de São Paulo. Localizada entre os bairros de Santa Cecília e Barra Funda, com 940m² divididos em dois andares, a nova sede da galeria pretende hospedar diversas programações de arte contemporânea como exposições, performances, encontros, cursos, seminários, lançamentos de publicações e atividades culturais com foco na produção de artistas racializados e/ou parte das comunidades LGBTQIA+ por meio de uma perspectiva decolonial.
“Desde a fundação da HOA, sinto que estamos construindo a cada ano um novo passo com bastante visibilidade internacional, porém conseguir sedimentar uma estrutura no Brasil capaz de se relacionar diretamente com o público de forma independente é uma das nossas maiores vitórias nesse percurso”, afirma Igi Lola Ayedun, proprietária/CEO da organização.
Ao longo dos três primeiros anos de atuação, a HOA construiu um respaldo comercial e institucional mundo afora, contabilizando exposições, projetos e parcerias no Reino Unido, França, Bélgica, Nova York, Los Angeles, Cidade do México, Marrakech, Madrid e Milão. As ativações do espaço ocorrem mensalmente, apresentando os trabalhos dos artistas representados, residentes e convidados com foco em conexões intercontinentais.
R. Brigadeiro Galvão, 480 – Barra Funda