Gutai: 1953-1959

Fergus McCaffrey, Nova York

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A galeria Fergus McCaffrey apresenta uma grande exposição que pesquisa os ousados trabalhos experimentais do coletivo avant-garde japonês Gutai (1954–72). A galeria tem promovido o trabalho do grupo nos Estados Unidos e na Europa e, para a presente mostra, expandiu seu espaço expositivo para acomodar mais de setenta obras de grande dimensão feitas por onze artistas – muitas das quais estão sendo exibidas nos EUA pela primeira vez. A exposição também traz obras emprestadas de importantes coleções, como do Museum of Modern Art, de Nova York; do Art Institute de Chicago; e do Dallas Museum of Art. Esta será a primeira mostra concentrada exclusivamente na geração que fundou o coletivo durante o período fundamental entre 1953–59, quando forjou-se o ethos de experimentação artística, liberdade e individualidade que pautou o grupo.

Os membros do Gutai eram jovens o suficiente para escapar do alistamento militar da II Guerra, mas maduros o bastante para entender inteiramente os horrores daquele conflito militar. Como tantos outros jovens da mesma geração, passaram por terríveis atribulações e traumas; como artistas, buscaram reintegrar-se ao mundo e expressar-se ao abraçar o que o fundador Jiro Yoshihara chamou de “o grito da própria matéria”. Usando seus próprios corpos em relação ativa e direta com materiais de produção artística, Kazuo Shiraga, Saburo Murakami, Atsuko Tanaka e Toshio Yoshida, entre outros, dissolveram as barreiras entre arte e vida. Eles consideravam o processo de criação tão essencial quanto a obra resultante, e tinham como objetivo fundir o corpo com o mundo material em encontros sem mediação – como o próprio Yoshihara dizia, não modificando-os, mas sim trazendo os materiais à vida. Com uma grande ênfase na originalidade, os artistas criavam trabalhos dos mais variados: pinturas, esculturas, performances, obras interativas e efêmeras, sempre enfatizando a corporalidade e o jogo, promovendo uma mensagem de liberdade estética e política.

Gutai: 1953-1959
Abertura: 25/05, 18h
Visitação: até 30/06/18; terça a sábado, 10h-18h
Fergus McCaffrey: 514 West 26th Street, Nova York. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support