Haroldo Saboia é artista visual e também atua como fotógrafo profissional. Pensa sua atuação enquanto a construção de um campo, partindo da ideia de sujeito como linguagem; desta como matéria própria do humano. A sua pesquisa se concentra nos atravessamentos entre as imagens e as palavras e na compreensão de que ambas são ficção e narrativa. Atualmente o artista vive e trabalha entre Fortaleza e São Paulo

Por meio de vídeos e fotografias, Saboia objetiva tensionar relações na história recente do Brasil e mapear uma história menor que a compõe, apresentando imagens de gestos de indivíduos deste período, políticos ou anônimos. Tal cruzamento contribui para a construção de uma memória imagética e documental que pensa a ambivalência de Brasília no sentido de integração nacional e, ao mesmo tempo, de caráter de vigilância e opressão.

Participa desde 2012 de um grupo de estudos ministrado pela curadora Galciani Neves que visa a discussão e o acompanhamento da produção dos artistas envolvidos, e de 2010 a 2012 fez parte de grupo de estudo ministrado pelo fotógrafo Marcelo Greco, que visava o acompanhamento do processo de criação e a confecção de livros de artista voltados para a fotografia.

 

Compartilhar