Historia de dos mundos

MAMBA, Buenos Aires

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museo de Arte Moderno de Buenos Aires reinaugura seu espaço depois de uma ampla e radical reforma com a mostra “Historia de dos mundos”, com mais de 500 obras de 100 artistas. A exposição cria um diálogo entre obras canônicas da Europa e dos Estados Unidos, desde 1955 até 1986, pertencentes à coleção do Museum für Moderne Kunst (MMK), de Frankfurt, e a história da arte experimental latino-americana desde 1944 – quando foram produzidas as primeiras expressões dos movimentos de arte concreta na Argentina – até o final das ditaduras militares na região, no final da década de 1980.

Em “Historia de dos mundos” não há movimentos artísticos principais e secundários, não há “aportes” nem “contribuições”: mas há, sim, duas poderosas correntes artísticas, a da arte europeia e norte-americana e a latino-americana, que ao longo do tempo por vezes fluíram de forma paralela, e outras se cruzaram ou se juntaram. Nesta nova visão da história, a arte latino-americana não completa nem complementa, não preenche a cota da diferença, mas sim faz parte de uma arte global e diversa, combativa e democrática. A exposição tem curadoria de Klaus Görner, Victoria Noorthoorn e Javier Villa.

Historia de dos mundos
Curadoria: 
Klaus Görner, Victoria Noorthoorn e Javier Villa
Abertura:
12/07
Visitação:
até 14/10; terça a sexta, 11h-19h; sábado e domingo, 11h-20h
Museo de Arte Moderno de Buenos Aires: Av. San Juan 350, San Telmo, Buenos Aires. Ingressos: $30

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support