História Universal dos Terremotos | O Mundo Real Não Alça Voo

Pivô, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Como parte do Programa anual de exposições, o Pivô apresenta HISTÓRIA UNIVERSAL DOS TERREMOTOS, da artista Letícia Ramos, e O MUNDO REAL NÃO ALÇA VOO, do artista mexicano Rodrigo Hernández.

A pesquisa inicial para “História Universal dos Terremotos” foi desenvolvida com o apoio da Bolsa de Artes da Fundação Botín, Espanha, onde Ramos apresentou anteriormente uma versão menor do projeto. A exposição parte de um terremoto, seguido de um tsumani e um incêndio, que devastou Lisboa em 1775, deixando fortes marcas no imaginário do país e consequentemente, em sua relação com o Brasil, então colônia. Ramos partiu deste evento histórico para produzir uma sequência ficcional na qual cada imagem é, por sua vez, um experimento.

O título da exposição de Rodrigo Hernández, por sua vez, é uma tradução livre do primeiro verso do poema “The real world” de Wislawa Szymborska. O artista parte da relação entre sonho e o real, sugerida no poema, e da ideia de “metamorfose” para criar um ambiente imersivo em que os padrões geométricos pintados nas paredes e colunas do Pivô se relacionam com os volumes de esculturas, numa correspondência entre as formas pintadas e os relevos tridimensionais.

História Universal dos Terremotos + O Mundo Real Não Alça Voo
Abertura: 02/09, 16h-19h
Visitação: até 27/10; terça a sábado das 13h às 19h
Pivô: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support