História Universal dos Terremotos | O Mundo Real Não Alça Voo

Pivô, São Paulo

Como parte do Programa anual de exposições, o Pivô apresenta HISTÓRIA UNIVERSAL DOS TERREMOTOS, da artista Letícia Ramos, e O MUNDO REAL NÃO ALÇA VOO, do artista mexicano Rodrigo Hernández.

A pesquisa inicial para “História Universal dos Terremotos” foi desenvolvida com o apoio da Bolsa de Artes da Fundação Botín, Espanha, onde Ramos apresentou anteriormente uma versão menor do projeto. A exposição parte de um terremoto, seguido de um tsumani e um incêndio, que devastou Lisboa em 1775, deixando fortes marcas no imaginário do país e consequentemente, em sua relação com o Brasil, então colônia. Ramos partiu deste evento histórico para produzir uma sequência ficcional na qual cada imagem é, por sua vez, um experimento.

O título da exposição de Rodrigo Hernández, por sua vez, é uma tradução livre do primeiro verso do poema “The real world” de Wislawa Szymborska. O artista parte da relação entre sonho e o real, sugerida no poema, e da ideia de “metamorfose” para criar um ambiente imersivo em que os padrões geométricos pintados nas paredes e colunas do Pivô se relacionam com os volumes de esculturas, numa correspondência entre as formas pintadas e os relevos tridimensionais.

História Universal dos Terremotos + O Mundo Real Não Alça Voo
Abertura: 02/09, 16h-19h
Visitação: até 27/10; terça a sábado das 13h às 19h
Pivô: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, São Paulo. Entrada gratuita