Ilê Sartuzi

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Ilê Sartuzi (1995) é artista e pesquisador e estuda na Universidade de São Paulo (USP). É criador e organizador de diversos projetos e eventos, como uma série chamada ‘Debates da Arte Contemporânea’ que prevê a organização de uma programação contínua de mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, projeto ‘Arte passagem’ onde em 2018 convidou a artista carioca Ana Matheus Abbade para a intervenção colaborativa ‘Faço pé e mão’ em uma vitrine na Galeria das Artes, no centro de São Paulo, entre outros.

Participa de exposições desde 2014 em São Paulo e outros estados dentre as mais recentes incluem o Programa de Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto (2017; 2015), PAREDÃO, no CCSP (2018) e Ainda não na Galeria Vermelho (2017, São Paulo); esta última em colaboração com o grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte que acompanha desde 2015.

Em seu trabalho, Sartuzi beira o surrealismo com deslocamentos de partes do corpos em pele de látex, tripé de braços e o menino-mosca, nos re-apresentando o humano do nosso repertório usual e também o deslocamento do corpo no espaço comum, ao substituir em um álbum de casamento as noivas e damas de honra por manequins de lojas de vestido. Em 2019, apresentou esses e outros trabalhos em um desfile que promoveu, incluindo três peças de látex, uma delas com a cabeça da Kim Kardashian.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support