imannam

Pivô, São Paulo

Abrindo as atividades de seu Programa Anual de Exposições, o Pivô tem o prazer de apresentar “imannam”, das artistas Ana Linnemann, Anna Maria Maiolino e Laura Lima, com a curadoria de Tania Rivera. Complementando a exposição, uma peça gráfica de Bernardo Ortiz ocupará a coluna central da recepção do Pivô.

O projeto “imannam” foi construído a partir de uma articulação entre as três artistas para propor obras em profundo diálogo em torno da busca do outro e de operações de reversão do espaço e de objetos do mundo. O título da mostra é um jogo de palavras entre os nomes das artistas, replicando a dinâmica de entrelaçamento entre seus trabalhos no ambiente. “imannam” surge da opção pela subversão da ideia da arquitetura como o local comum entre o eu e o outro, em busca de outras lógicas de relação através da proposição de situações que convidam a um acontecimento – um revés – no mundo. Utilizando a arquitetura singular do Pivô como ponto de partida, as artistas apresentam propostas de experimentação em suas diversas áreas com instalações, intervenções arquitetônicas, trabalhos sonoros e filmes concebidos especialmente para este projeto.

+

Em paralelo, o Pivô apresenta a terceira edição de seu programa “Fora da Caixa”. O espaço expositivo do segundo andar da instituição será tomado pelas monotipias do artista Hartwig Burchard na mostra “Poeta de Vários Mundos”, com curadoria de Veronica Stigger.

A mostra apresenta cerca de 20 monotipias realizadas entre 1998 e 2000, nas quais nota-se a estreita relação que o artista estabelece entre a escrita e o trabalho plástico. Esta relação o alinha junto a artistas contemporâneos que não apenas inserem a palavra em suas pinturas e gravuras, mas fazem dela o elemento central da obra, como Mira Schendel, Leonilson, e os internacionais Cy Twombly e Anselm Kiefer. Em suas monotipias, a escrita aparece ora mais ora menos definida. Em algumas é possível identificar certas palavras por vezes apresentadas de trás para frente em função da impressão. Já em outras, como nas quatro da série azul que fazem parte da mostra, as palavras se tornam quase ilegíveis, restando mais como gesto do que como grafia.

 

“imannam”
Curadoria:
Tania Rivera
Abertura: 08/04, 16h-19h
Visitação: até 09/06/18; terça a sábado, 13h-19h (excepcionalmente na segunda, 09/04/18, o Pivô estará aberto das 13h às 19h)

“Hartwig Burchard: Poeta de Vários Mundos”
Curadoria: Veronica Stigger
Abertura: 08/04, 16h-19h
Visitação: até 12/05/18; terça a sábado, 13h-19h

Pivô: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, Centro, São Paulo. Entrada gratuita