IMS abre mostra de Miguel Rio Branco em São Paulo

“PALAVRAS CRUZADAS, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas” tem curadoria do próprio Miguel e de Thyago Nogueira, ficando em cartaz até maio de 2021

Vista da exposição em foto de de Maria Clara Villas.

Até o dia 16 de maio de 2021, o público poderá conferir na sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo, o IMS Paulista, a exposição Palavras Cruzadas, Sonhadas, Rasgadas, Roubadas, Usadas, Sangradas. Uma individual que revisita a trajetória do fotógrafo Miguel Rio Branco, a mostra estava sendo projetada com uma grande retrospectiva, mas teve que ser reduzida. As obras passam por trabalhos desde imagens feitas em Nova York ao longo dos anos 70 até trabalhos recentes

A abertura no dia 8 de dezembro contou com uma conversa online entre Miguel, o curador Thyago Nogueira (coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS ) e a curadora e crítica de arte Luisa Duarte, com abertura de João Fernandes, diretor artístico do IMS.

A curadoria da mostra foi concebida através de um diálogo entre o próprio Miguel e Thyago Nogueira. Para João Fernandes, o artista fez uma reinvenção do espaço da galeria que a exposição ocupa com a montagem das obras. São mais de 200 trabalhos do fotógrafo em exibição, passando por temáticas que permeiam sua obra, como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão. Também há uma instalação que o artista criou originalmente para a Bienal de Havana de 1994, intitulada Out of Nowhere. No IMS, a instalação é apresentada em nova versão.

“Para nós é um privilégio muito grande poder abrir esta exposição, não só por conta de quem é o Miguel Rio Branco e a importância dele para a História da Arte, para a História da fotografia e o nosso compromisso com o estudo dessas histórias. Mas também pela situação que a gente vive hoje”, pontuou Nogueira durante a conversa, em referência às dificuldades de se abrir uma exposição em meio à pandemia.

Neste momento, as exposições na instituição só podem ser visitadas mediante à agendamento prévio, que deve ser feito no site do IMS Paulista, clicando aqui. O espaço está funcionando com capacidade reduzida para que o distanciamento social seja respeitado. O uso de máscara de proteção também é obrigatório! Fique atento também ao horário de funcionamento do IMS durante o final de ano!

Miguel Rio Branco: Palavras Cruzadas, Sonhadas, Rasgadas, Roubadas, Usadas, Sangradas.
Data: 08/12/2020 a 16/05/2021
Local: IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo)