In the Fields of Empty Days 

LACMA, Los Angeles

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

“In the Fields of Empty Days” (A Intersecção entre Passado e Presente na Arte Iraniana) apresentada pelo LACMA, explora a presença contínua e inescapável presença do passado na sociedade iraniana. Esse aspecto é revelado na arte e na literatura do país, em que reis e heróis surgem em contextos mais tardios como paradigmas de virtude ou como objetos de zombaria, enquanto santos são evocados como defensores dos pobres e dos oprimidos. Começando no século XIV, versões ilustradas do Shahnama, ou Livro dos Reis, o épico nacional, resgatam os reis e heróis pré-islâmicos do Irã como líderes islâmicos contemporâneos, usados para justificar e legitimar a elite dominante. A escolha do islamismo Shi‘ite no início do século XVI também ajudou a fixar o passado no presente de maneira irrevogável, em um ciclo de resgate da memória do martírio dos Imams. Essas duas heranças – os antigos reis e heróis e os Imams martirizados – muitas vezes emergem na arte contemporânea iraniana, e até se sobrepõem.

Essa exposição examina essa apropriação do passado de forma ampla pelo presente, reunindo 125 obras em variados suportes – fotografia, pintura, escultura, vídeo, pôsteres, caricaturas políticas, animação, e manuscritos ilustrados históricos. Ao focar na intersecção entre o passado e o presente, a mostra oferece uma nova pesquisa e novas abordagens sobre a arte Iraniana e seus anacronismos. Ao reunir obras tão variadas, belas e de extrema relevância histórica, a exposição demonstra não apenas que a cultura Iraniana é múltipla, mas também que ao evocar o passado, artistas iranianos continuam a criar novas metáforas visuais para descrever o presente.

In the Fields of Empty Days
Visitação: até 09/09/18; segunda, terça e quinta, 11h-17h; sexta, 11h-20h; sábado e domingo, 10h-19h
LACMA: 5905 Wilshire Boulevard, Los Angeles. Ingressos: US$25 (inteira), US$21 (reduzida)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support