Individual de Nelson Leirner na AM Galeria ganha viewing room em tempos de lockdown

Exposição com curadoria de Ana Carolina Ralston terá visitação física retomada com a reabertura de estabelecimentos na cidade de São Paulo; mostra é primeira individual pós morte do artista

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Nelson Leirner, Certo ou Errado, 1999+9

No dia 7 de março de 2020, falecia em sua casa no Rio de Janeiro o artista plástico Nelson Leirner, famoso por sua produção carregada de provocações, com críticas e humor ácidos. No último dia 4 de março, a AM Galeria abriu em sua sede em São Paulo a primeira mostra dedicada ao artista após sua morte. Com as restrições impostas pelo novo lockdown em todo o estado, que se estenderá até o dia 19 deste mês, a galeria fechou a exposição e abriu em seu site um espaço de viewing room para receber o público. Com a volta das atividades permitida pelas autoridades, a exposição física será reaberta.

Sob o título Nelson Leirner, destruir para reinventar, a individual tem curadora independente e jornalista de Ana Carolina Ralston. Reunindo aproximadamente 40 obras de Leirner, a exposição busca traçar um bom panorama de sua produção, passando por diversas fases do artista ao trazer obras que foram produzidas em períodos variados, começando pelos anos 60 até os anos 2010. Entre elas, estão obras consagradas como as Sotheby’s e os ready-mades da série Coleções, além dos famosos e marcantes macaquinhos.

Selos, 1999+7

Na viewing room, o público poderá conferir todas as obras que integram as mostras, além de pedir mais informações para a galeria via WhatsApp e também manifestar interesse em adquirir a obras no botão “Tenho Interesse”, disponível embaixo de cada uma delas. Ao final da rolagem da página, está reproduzido na íntegra o texto curatorial de Ralston, no qual ela atribui ao artista a seguinte definição: “herói de nossa gente – ou melhor, nosso anti-herói”. E explica: “Derrubar e problematizar as verdades estabelecidas servem também para reconstruir e corrigir”.

Nelson Leirner, destruir para reinventar
Data: de 4 de março a 1 de abril (data de término pode ser modificada)
Local: online no site da AM Galeria e física no espaço da galeria em São Paulo pós-lockdown (R. Estados Unidos, 273 – Jardim Paulista)
Mais informações: https://amgaleria.com.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support