Instalação imersiva de Barbara Kruger “envelopa” espaço no MoMa

A artista americana Barbara Kruger convida os visitantes a observarem sua instalação provocativa e imersiva por diferentes perspectivas

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Vista da Instalação Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You. I Mean You, de Barbara Kruger no MoMA.
Vista da Instalação Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You. I Mean You, de Barbara Kruger no MoMA.

Inaugurada no MoMA, em Nova York, no último mês, a instalação Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You  envelopou o átrio da família Donald e Catherine Marron transformando-o em uma obra provocativa e imersiva que traz elementos textuais, marca registrada de Kruger, em frases ousadas que enunciam ideias de verdade, poder, crença, dúvida e desejo. A instalação pode ser vista de diferentes perspectivas, já que os visitantes poderão tanto caminhar pela obra no segundo andar quanto observá-la de cima, do terceiro andar.  

Vista da Instalação Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You. I Mean You, de Barbara Kruger no MoMA.

Nascida em 1945 e baseada em Los Angeles, a artista é um dos maiores nomes da arte conceitual norte-americana e produz trabalhos politizados e carregados de mensagens. Tendo crescido em meio à “época de ouro” da propaganda nos Estados Unidos, sua arte é permeada por elementos textuais e pode ser facilmente associada a anúncios em outdoors. Em seus textos, ela usa  frequentemente pronomes como “you”, “they”, “me”, “your”, “I”, fazendo uma alusão direta às construções culturais de poder, sexualidade, identidade e consumo. 

Kruger é uma artista multimídia e, portanto, explora diversos suportes como fotografia, escultura, instalação e design gráfico. Nesta mostra ela teve a oportunidade de trabalhar com noções de arquitetura, uma vez que esta instalação ocupa um enorme espaço dentro do museu, que pode inclusive ser “visitado” de diferentes andares. A instalação receberá os visitantes ao longo de todo o segundo semestre até o dia 2 de janeiro do próximo ano.

Serviço: 

Barbara Kruger: Thinking of You. I Mean Me. I Mean You

Local: MoMA

Endereço: 11 W 53rd St, New York

Data: De 16 de julho a 2 de janeiro de 2022

Funcionamento: Segunda a Domingo, das 10h30 às 17h30 

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support