Seis filmes exibidos originalmente no forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico chegam à plataforma digital do Itaú Cultural, integrando a programação cinematográfica online e gratuita da instituição. Yãmiyhex – As mulheres-espírito, Antonio e Piti, Eleições, Banquete Coutinho, Enquanto Estamos Aqui e Mãtãnãg, a Encantada estarão em exibição entre os dias 5 e 19 de maio. Os longas e curta-metragens são tematizados nos âmbitos culturais, políticos e espirituais.

Frame de Enquanto estamos aqui.
Frame de Em Mãtãnãg, a Encantada.

Um dos destaques é Yãmiyhex – As mulheres-espírito, filme dos realizadores Sueli Maxakali e Isael Maxakali. A produção aborda a festa de despedida das Yãmĩyhex, mulheres-espírito, e foi proclamada vencedora da Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano.

Mãtãnãg, a Encantada, de Charles Bicalho e Shawara Maxakali, é um curta de animação que transpõe pra tela um mito tradicional dos Maxacali, que fala de amor e espiritualidade. A produção teve apoio do programa Rumos Itaú Cultural. O filme é falado em Maxakali e tem legendas em português.

Acesse a plataforma de streaming do Itaú Cultural para conferir todos os títulos.

Compartilhar