Jaqueline Martins expõe obras de arte em forma de bandeiras na fachada da galeria

A ação faz parte de uma ajuda emergencial para apoiar artistas durante a pandemia do coronavírus

Bandeira de Pedro França que estará na fachada da Galeria Jaqueline Martins

“Há uma ação dupla que refletem os sentimento contraditórios e complexos do momento. Precisamos ser racionalmente pessimista e, por princípio, otimistas”, explica pedro França sobre sua bandeira que será hasteada na quarta feira, dia 22 de abril, na fachada da Galeria Jaqueline Martins. O artista retoma pensamentos do filósofo italiano Antonio Gramsci para falar sobre o fato de estarmos diante de algo desconhecido, que deve ser tenebroso. No entanto, precisamos acreditar que tudo ficará bem. Para isso, em sua bandeira, pinta um crepúsculo sobre um arco-íris. Com letras góticas, a frase “vai vindo”.  Pedro explica: 

“A frase tem dois vetores: algo visto da nossa perspectiva ‘vai’; e algo está “vindo” de um lugar desconhecido! Quero falar sobre a ideia de iminência que estamos vivendo, pois ninguém sabe o que vai acontecer e seguimos na expectativa. Usei a lua crescente pois não sabemos o que vem, mas certamente é algo que está crescendo”

O trabalho faz parte da ação Four Flags 2020 São Paulo, um projeto temporário que nasce sob a urgência desse novo tempo: a fachada da galeria será coberta, ao longo das próximas semanas,  por quatro bandeiras (depois de Pedro França, Ana Mazzei, Thomaz Rosa e Cibelle Cavalli Bastos ) e cada uma delas será vendida por R$ 800 – sendo o valor integralmente destinado aos artistas participantes. Está é uma forma que a galeria e os curadores holandeses Julia Mullié e Nick Terra encontraram de instigar os artistas a não parerem de produzir e também garantir uma ajuda de custo em um momento tão difícil.  

Já em atividade em Amsterdam (mais infos em: @fourflags2020) o projeto não é apenas uma solução temporária em decorrência do momento atual, mas uma oportunidades também para refletirmos mais profundamente sobre a maneira com que exposições e projetos culturais ocupam os espaços institucionais ao redor do mundo. 

Em tempo: Todas as bandeiras são produzidas em edição de 4 + 1 P.A