Joan Miró: Birth of the World

MoMA, Nova York

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O intenso engajamento do artista catalão Joan Miró com a poesia, seu intrincado processo criativo, e as ousadas experimentações conceituais e materiais que operava inspiraram-no a pintar uma de suas obras primas, The Birth of the World (O Nascimento do Mundo, 1925).

Nesta obra marcante, Miró cobriu o fundo da extensa tela aplicando a tinta em uma impressionante variedade de formas, evocando procedimentos poéticos que incorporam o inesperado, o aleatório. Em seguida, adicionou uma série de elementos pictográficos que mais parecem desenhos, transformando a sintaxe incompleta, o espaço constelado e o imaginário surreal da poesia de vanguarda em uma forma de pintar extraordinariamente criativa e inventiva. Anos depois, Miró viria a descrever a obra como “uma espécie de gênesis”, e seus amigos poetas surrealistas intitulariam a obra “The Birth of the World”.

Esta exposição é composta pela inigualável coleção de obras de Miró que compõem o acervo do MoMA, ampliada por uma série de empréstimos centrais que ajudam a situar “The Birth of the World” em relação a outras grandes peças do artista. São em torno de 60 pinturas, trabalhos em papel, gravuras, livros ilustrados e objetos – produzidos principalmente entre 1920 (ano da primeira viagem catalítica do artista a Paris) e o início dos anos 1950 (quando sua linguagem visual singular tornou-se internacionalmente reconhecida) – que iluminam o desenvolvimento de seu processo poético e de seu universo pictórico.

Joan Miró: Birth of the World
Abertura (apenas para convidados): 20 a 23/02/19
Visitação: até 15/06/19; sábado a quinta, 10h30-17h30; sexta, 10h30-20h
MoMA: 11 West 53 Street, Nova York, 10019 (entrada 18 West 54 Street). Ingressos: US$25 (meia US$14)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support