João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro

Museu Afro Brasil, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museu Afro Brasil promove no dia 20/11 de novembro, a partir das 11h, a abertura de uma série de exposições em celebração ao Mês da Consciência Negra e em homenagem aos 15 anos da instituição. Integram este largo panorama das artes plásticas do país as mostras: Castro Alves – 150 anos do poema O Navio Negreiro, instalação de Emanoel Araujo, As gravuras aquareladas de Rugendas – Doação de Ruy Souza e SilvaWalter Firmo – Ensaio sobre Bispo do RosárioRommulo Vieira Conceição – Tudo que é sólido desmancha no arA geometria de Paulo PereiraAnderson AC – Pintura muralista e Elvinho Rocha – Pinturas do inconsciente. Um painel em homenagem aos 150 anos de nascimento da famosa mãe-de-santo baiana Mãe Aninha (Eugênia Anna dos Santos), fecha o núcleo brasileiro da mostra.

A principal mostra, entretanto, é “João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro”. Com curadoria de Emanoel Araujo, apresenta um conjunto com cerca de 50 obras (entre pinturas e litografias) do artista paraibano radicado em Pernambuco e conhecido por refletir em sua obra as raízes da cultura nacional.

Produzidas entre final da década de 1970 e o início dos anos 2000, os trabalhos que apresentados na exposição “João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro” compõem um todo representativo da produção do artista, caracterizada por uma pintura livre e de grandes dimensões. “Outra destacada qualidade desse grande pintor é a carga emocional que caracteriza sua obra, cuja dramaticidade expressionista acirra as tensões entre o social e o político”, ressalta Emanoel Araujo.

João Câmara – Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro
Abertura: 20/11, 11h
Museu Afro Brasil: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera – Portão 10, São Paulo. Ingressos: R$6.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support