Incorporando pinturas, escultura e instalações interativas, Lara Favaretto: Blind Spot apresenta um arranjo de trabalhos recentes junto com séries em andamento da prática da artista. A exposição também possui um novo trabalho site-specific comissionado para a coleção permanente do museu. 

Favaretto abraça a idéia de mudança constante, criando trabalhos de arte e situações que estão em fluxo. Embora muitas vezes bem humorados e divertidos, seus trabalhos tratam de assuntos mais sérios como decadência, consumo e perda. Usando elementos como tecnologias obsoletas para referir sutilmente à passagem do tempo, Favaretto incorpora materiais encontrados que são reaproveitados em seu trabalho. Esses materiais reciclados – como pinturas achadas, livros descartados e materiais de construção – servem como comentário sobre o ciclo de vida de detritos materiais. A obra de Favaretto destaca seu interesse em explorar idéias da sobrevivência de certos objetos sobre outros, enquanto contemplam sua legitimidade em relação ao esquecido e expondo seus destinos inevitáveis de desgaste, corrosão, erosão e quebra.   

Como destaque de Blind Spot estarão incluídos a instalação interativa de Favaretto Momentary Monument – The Library (2012-2019), uma estante de livro apresentando 2,000 livros reunidos em Miami e salvos de sua disposição destinada. Cada livro contém imagens dobradas do arquivo da artista, impressos em uma folha de papel moldado. Com início em 1995, o arquivo constitui um tipo de reservatório visual que alimenta todas a sua produção artística. Outros trabalhos incluindo a placa de prata com uma fenda para colocar moedas para caridade que tem uma gravura cheia de esmalte azul formando as palavras “Your Money Here”; e o recentemente comissionado trabalho site-specific para a coleção permanente do Bass, Gummo VI (2019), uma instalação composta por cinco escovas automáticas para lavagem de carros, girando constantemente e se desgastando contra placas de metal. A exposição também irá apresentar novos trabalhos de outras séries em andamento incluindo pinturas em là e esculturas em tubo para andaimes. 

Lara Favaretto: Blind Spot
Abertura: 01/12/19
Visitação: até 19/04/2020; quarta a domingo, 10h-17h
The Bass Museum of Art: 2100 Collins Avenue, Miami Beach. Ingressos: US$15

Compartilhar