Letizia Battaglia: Palermo

IMS Rio, Rio de Janeiro

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O IMS Rio recebe a mostra Letizia Battaglia: Palermo. A exposição reúne 58 imagens da fotógrafa italiana, exemplares de publicações e filmes, entre eles o documentário La mia Battaglia (2016), do cineasta siciliano Franco Maresco. Ao longo de quatro décadas de carreira, Letizia Battaglia (1935) documentou a Guerra da Máfia em Palermo, especialmente nas décadas de 1970 e 1980. Também registrou o cotidiano, a vida cultural e as transformações da cidade.

Antes de chegar ao IMS, a mostra passou pelo Zisa Zona Arti Contemporanee (ZAC), em Palermo, e pelo Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI), em Roma. A curadoria é de Paolo Falcone, fundador e diretor artístico da Fundação Sambuca e especialista na obra da artista. A seleção apresenta um panorama da produção de Letizia, que sempre encarou a fotografia como instrumento de intervenção e denúncia social. Em preto e branco, suas imagens contam uma parte da história de Palermo, cidade onde nasceu e que marcou profundamente toda a sua carreira.

Letizia Battaglia: Palermo
Visitação: até 17/02/19; terça a domingo, 11h-20h
IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support