Livro destaca o projeto pedagógico-artístico do artista Rubens Gerchman

Parceria entre a EAV Parque Lage e o Instituto Rubens Gerchman “Espaço de Emergência, Espaço de Resistência” será lançado neste sábado, 12 de dezembro

Acontece no próximo sábado, 12 de dezembro, às 15h, o lançamento do livro “Espaço de Emergência, Espaço de Resistência – Escola de Artes Visuais do Parque Lage 1975/1979, uma experiência radical e coletiva idealizada e dirigida por Rubens Gerchman”, uma parceria entre o Instituto Rubens Gerchman e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) em um esforço para documentar o importante trabalho pedagógico-artístico realizado pelo artista, que foi fundado e gestor da instituição nos anos 70.

Seguindo todos os protocolos de segurança para a prevenção à Covid-19, o lançamento acontece no Salão Nobre do palacete do Parque e terá um debate com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Escola. Participam da conversa os organizadores e os autores do livro: Suzana Velasco, Evandro Salles, Claudia Calirman, Isabella Rosado Nunes, Clara Gerchman (BRA) e também a diretora da EAV Parque Lage, Yole Mendonça, com a mediação feita pelo curador da instituicão, Ulisses Carrilho.

Também no dia 12, como parte das atividades do evento, haverá a exibição do documentário “Rubens Gerchman – Com a demissão no bolso”, com depoimentos de amigos e parceiros do artista, como Heloisa Buarque de Hollanda, Carlos Vergara, Roberto Magalhães, Frederico Moraes, Jards Macalé, Bernardo Vilhena e Walter Carvalho. O filme é dirigido por Bernardo Pinheiro Motta e Pedro Rossi.

Esta ação de lançamento do livro encerra o ciclo do seminário Emergência e Resistência – Pedagogias Radicais, que acontece desde setembro e que se deu por uma série de cinco encontros remotos, oferecidos de forma gratuita, que trabalharam as práticas pedagógicas experimentais no ensino das artes. O seminário também foi uma realização da EAV Parque Lage e do Instituto Rubens Gerchman, em parceria com Isabella Rosado Nunes. O livro conta ainda com a parceria com a ArtEdu Stiftung e a Azougue Editorial, tendo organização de Clara Gerchman, Isabella Rosado Nunes e Sergio Cohn.