Livros AQA: A History of Pictures for Children

Versão para crianças de best-seller de autoria do artista David Hockney e o crítico de arte Martin Gayford é prato cheio para crianças que se interessam tanto por arte quanto por tecnologia

Tomando como ponto de partida um livro que se tornou um sucesso, o A History of Pictures, o artista David Hockney e o crítico de arte Martin Gayford decidiram fazer uma nova versão do volume, agora voltando-se para as crianças. A History of Pictures For Children busca trazer para os pequenos de forma bastante compreensível e magnética um panorama o desenvolvimento de imagens desde pinturas rupestres até a tela dos trablets e celulares que esta geração de agora está bastante acostumada! O livro, que ganhou o BolognaRagazzi New Horizons Award em 2019, é recomendado para leitores a partir dos oito anos de idade, sejam eles já interessados ​​em arte, ou fascinados pela tecnologia.

Os autores aparecem nas ilustrações do livro como se fossem guias para o leitor, que é colocado na imagem de uma criança de cabelo chanel e bermuda rosa! A presença de Hockney neste livro é a de um artista refletindo sobre como os artistas criaram seus trabalhos, enquanto Gayford fornece muitas informações sólidas sobre o desenvolvimento da mídia visual ao longo dos milênios. Ao longo do livro, o leitor é lembrado de que a arte é um continuum: um artista é influenciado pelo que os artistas anteriores fizeram e como o fizeram.



São 128 páginas nas quais são distribuídas 160 ilustrações. O livro está dividido em oito capítulos que vão trazendo questões para o leitor, respondendo uma por uma no desenvolver da escrita. Existe também uma linha do tempo ao final dos capítulos, que ajuda o leitor a se posicionar no espaço-tempo para uma melhor compreensão de cada período. Existe também um grande “highlight” nos “comos” são produzidas as imagens.

O volume também chama a nossa atenção para a forma com a qual o mundo é visto pelos humanos e o que ele contém de acordo com seu próprio ponto de vista, quer estejam criando ou olhando para a grande arte clássica ou imagens no Instagram. Como os artistas podem ter empregado as primeiras formas de tecnologia ótica, como a câmera obscura, ou desenvolvido novas técnicas de pintura e desenho.

Exemplos de artes visuais de todo o mundo, incluindo desenho, pintura, fotografia (estática e em movimento) estão aqui, enquanto as imagens de Rose Blake fornecem comentários visuais sobre o texto. Um livro suntuosamente ilustrado e desenhado, também é bem organizado.

Na linha do tempo, os autores cuidam de explicar as invenções que ajudaram ou mudaram a forma como as imagens são apresentadas. Há também um glossário que explica de forma nítida e direta os termos que podem ser novos para jovens leitores e há uma lista de ilustrações com suas datas, tamanho e onde podem estar visto.