Livros AQA: Men to Avoid in Art and Life

Pinturas do século 17 viram memes em livro para explicar os tipos de homens que as mulheres devem evitar

Men to Avoid in Art and Life

Meme é arte? Essa é uma discussão longa, mas fato é que pinturas históricas tornaram-se ótimas fontes para piadas e também para explicar como a sociedade teve valores questionáveis durante muito tempo – caso das diferentes formas e perfis de machismo! Ciente disso,  Nicole Tersigni mergulhou num conjunto de pinturas do século 17 para explicar de forma divertida situações comuns há séculos pelas quais as mulheres acabam passando – e preferem evitar. 

Tudo começou em maio de 2019  quando Tersigni, uma redatora de Detroit, se conectou ao Twitter no final de um longo dia. Ela estava cansada e começou a rolagem para relaxar quando parou num tweet no qual um homem “explicava a uma mulher sua própria piada – algo que já aconteceu comigo muitas vezes. ”, explica a autora ao NY Times. Normalmente Tersigni deixaria esse tipo de conversa irritante passar e seguiria buscando amenidades, mas esta lhe despertou algo diferente. Ela googlou “Mulher cercada por homens” e se deparou com uma pintura a óleo do século 17 por Jobst Harrich de uma mulher descobrindo um seio no meio de uma confusão de homens carecas. Na mesma hora ela salvou a imagem e acrescentou a frase: “Maybe if I take my tit out they will stop explaining my own joke back to me” ( Talvez se eu tirar meu peito eles parem de me explicar minha própria piada). Outra obra que inspirou a autora? Conversation in a Park, de Thomas Gainsborough, ganhou a legenda:“you would be so much prettier if you smiled”(você ficaria muito mais bonita se sorrisse), fazendo alusão ao famoso flerte engraçadinho, porém zero divertido. 

Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life

Ela continuou tweetando estes memes e as postagens se tornaram virais, obtendo dezenas de milhares de curtidas e retuítes. Daí foi um pulo para Tersigni receber uma ligação de um agente propondo a publicação de um livro com suas “obras” e, duas semanas depois, ela assinou um contrato com Chronicle Books. As críticas bem humoradas de Tersigni viraram o livro  Men to Avoid in Art and Life lançado ontem, pouco mais de um ano após aquele primeiro tweet! 

Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life
Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life

Cada capítulo do tablebook, que reúne obras de arte e legendas afiadas, explora os diferentes “tipos” de homens que Tersigni e muitas mulheres encontram regularmente. Um deles é o famoso “mansplainer”. Mansplaining é um termo usado quando um homem comenta ou explica algo a uma mulher de uma maneira condescendente, confiante, e, muitas vezes, imprecisa ou de forma simplista,  sem levar em conta ela sabe do que se trata. Ou seja: uma forma não muito sutil de humilhar ou diminuir as mulheres. “Seus pensamentos são sempre não solicitados. Ninguém está pedindo por eles. Uma das minhas piadas favoritas que usei no tópico e também no livro para o mansplainer é:”Deixe-me explicar sua experiência de vida”. 

Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life

 Outro tipo de homem que devemos evitar, segundo a autora, é “o comediante”. Não se trata, vale ressaltar, apenas de alguém que conta piadas. Ele é a pessoa sem graça que está convencida do contrário. Mas se você não ri das piadas dele – que geralmente são piadas muito sexistas, racistas, “é porque você simplesmente não entende de comédia ou precisa ter senso de humor”, explica Tersigni. E não para por aí: cruze a rua quando você se deparar com um “sexpert”. É assim que ela chama os homens heterossexuais que acreditam ter todas as respostas quando se trata de mulheres e sexo. Só que eles não sabem nada, inocentes! 

“O sexpert acha que conhece seu corpo melhor do que você”, relata Tersigni. “Eles acham que sabem o que está acontecendo com você internamente.” Garanta o seu e umas boas risadas antes de começar a evitar essa turma!

Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life
Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life
Piadas do livro Men to Avoid in Art and Life