Livros e catálogos disponíveis gratuitamente online

Nesta época na qual o isolamento social é necessário para garantir a não-propagação do coronavírus, muitas iniciativas para fazer com que as pessoas tenham acesso a diferentes tipos de conteúdo online têm sido feitas. Exposições com vistas virtuais e acervos digitais são só alguns dos exemplos. O incentivo à leitura também chega forte neste momento. Instituições, galerias e artistas passaram a liberar publicações para leitura ou download em PDF, ou apenas reforçar a existência dessa opção em seus sites.

Confira aqui, cinco lugares para baixar/ler publicações online.

Bienal de São Paulo

Há anos, a Fundação Bienal de São Paulo trata com bastante atenção a difusão de conteúdos e ações para aumentar a acessibilidade de suas edições para todos os públicos. No site da instituição, foram disponibilizados gratuitamente todos os catálogos das mostras principais das edições da Bienal, além de outras publicações realizadas pela instituição. Além disso, no setor digital Bienal a Bienal,  o público pode conferir fotos antigas, obras, artistas, vídeos, site de cada mostra e tours virtuais. Também há a possibilidade de acessar o Arquivo Histórico Wanda Svevo – Arquivo Bienal, um dos mais importantes da América Latina.

ICAA – Documents of Latin American and Latino Art

O Documents of Latin American and Latino Art se dedica à recuperação e publicação de materiais fundamentais para aprofundar a apreciação e o entendimento da arte latino-americana e latina. Tem em seu projeto um arquivo digital aberto e gratuito disponível no seu site, que inclui uma série de publicações que se desdobram ao longo da História.

Jimson Vilela – “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam” e “Narrativa”

Jimson Vilela é um artista que possui obras em importantes coleções públicas, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MAM Rio, e o MAC de Niterói. Ele e a galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea decidiram liberar o download gratuito de dois livros do artista: Adaptável ao espaço que as palavras ocupam e Narrativa. As edições integram bibliotecas de grandes instituições nos EUA, como a do Metropolitan Museum, a do Congresso Americano, em Washington DC, além da New YorkPublic Library e do The Center for Book Art.

21ª Bienal Sesc_Videobrasil

O “Livro de Leituras” da última edição da Bienal Sesc_Videobrasil é uma reunião de textos que têm como reflexão os debates ocorridos nos Seminários dos programas públicos ao decorrer dos dois primeiros meses da exposição no Sesc 24 de Maio. Ele traz artigos de importantes pensadores no campo das artes e das ciências humanas, instigante discussões de caráter multidisciplinar. O livro é o terceiro volume de uma série, que tem também  Uma Comunidade Múltipla (2018) e Perspectivas Para Outras Geografias do Pensamento (2015), não disponíveis para download gratuito, mas disponíveis para compra no site.

Publicações do MAM-SP

O Museu de Arte Moderna de São Paulo possui em seu site um espaço especial dedicado às publicações que realiza. O destaque fica especialmente para os catálogos das edições do Panorama da Arte Brasileiras. São dezenas de opções de leitura, que incluem também livros de outros projetos do MAM e relatórios feitos ao longo dos anos.