MAC USP no Século XXI: a Era dos Artistas

MAC USP, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta uma nova exposição de longa duração, “MAC USP no Século XXI: a Era dos Artistas”, organizada a partir de obras criadas depois do ano 2000 que recentemente foram incorporadas ao acervo da instituição por doações diversas. A curadora da mostra, Katia Canton, organizou os artistas por seus sobrenomes, evitando leituras fixas dos trabalhos pelo gênero, por exemplo. O percurso expográfico também segue o sobrenome do artista, minimizando os sentidos pré-estabelecidos de conexão e evitando recortes temáticos e molduras teóricas prévias. De acordo com a curadora, “A ideia é deixar que, em suas leituras, elas voem, viagem, aterrissem em certos momentos, para levantar novos voos depois”.

A mostra celebra a diversidade do trabalho dos artistas, abrindo-se para uma multiplicidade de leituras, que podem incluir encontros, fricções, espelhamentos e contrastes que por sua vez tomam forma nos movimentos e relações que se estabelecem entre as obras e o visitante. Particularmente, aqui, cada visitante é convidado, não a conhecer uma determinada proposta ou moldura curatorial, mas a articular suas próprias vivências, conhecimentos e experiências na relação singular com as obras que se apresentam nos espaços das galerias.

MAC USP no Século XXI: a Era dos Artistas
Abertura: 20/05, 11h
Visitação: exposição de longa duração
MAC USP: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support