Manifesta 12

Manifesta 12, Palermo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Manifesta é uma Bienal europeia nômade, realizada a cada dois anos em diferentes cidades do continente. É um grande evento de arte internacional, atraindo visitantes de todo o mundo. A Manifesta foi fundada em Amsterdã no começo dos anos 1990 como uma bienal de arte contemporânea da Europa, com desejo de enfatizar e aumentar as trocas culturais e artísticas depois do fim da Guerra Fria.

A Manifesta 12, 12a edição da mostra, será realizada em Palermo, Itália, entre 16/06 e 04/11/2018. O mote da exposição, “The Planetary Garden. Cultivating Coexistence”, foi escolhido pelo time de mediadores criativos que fazem a curadoria deste ano – Ippolito Pestellini Laparelli, arquiteto e sócio do escritório OMA; Mirjam Varadinis, curadora da Kunsthaus Zürich; Bregtje Van Der Haak, cineasta e jornalista; e Andrés Jacque, artista, arquiteto e pesquisador baseado entre Nova York e Madri.

O principal objetivo da Manifesta 12 é trabalhar de maneira verdadeiramente interdisciplinar junto das comunidades locais, repensando as estruturas arquitetônicas, urbanas, econômicas, sociais e culturais básicas da cidade. A mostra também investiga os impactos da migração e do aquecimento global, com Palermo servindo de símbolo para essas questões centrais. A exposição propõe uma ocupação da cidade, usando-a como laboratório para pensar os desafios do nosso tempo presente, e também as possibilidades de futuro. A curadoria estabeleceu três conceitos-chave para a mostra: “Garden of Flows”, “Out of Control Room” e “City on Stage”. São diversos locais em que a mostra acontece por Palermo, com participação inicial de dez artistas, incluindo a brasileira Maria Thereza Alves. Além disso, a exposição conta com a participação de Gilles Clément, do artista da performance Jelili Atiku, do coletivo Cooking Sections, do irlandês John Gerrard, do suíço Uriel Orlow, do coletivo Rotor, da artista Marinella Senatore e do escritor Giorgio Vasta (representando o país-sede da bienal), e de Khalil Rabah, artista e diretor da Bienal de Riwaq.

The Planetary Garden. Cultivating Coexistence
Abertura:
16/06 (apenas para convidados)
Visitação: até 04/11/18
Manifesta 12: cidade de Palermo. Veja todos os espaços aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support