Manifesta 12

Manifesta 12, Palermo

A Manifesta é uma Bienal europeia nômade, realizada a cada dois anos em diferentes cidades do continente. É um grande evento de arte internacional, atraindo visitantes de todo o mundo. A Manifesta foi fundada em Amsterdã no começo dos anos 1990 como uma bienal de arte contemporânea da Europa, com desejo de enfatizar e aumentar as trocas culturais e artísticas depois do fim da Guerra Fria.

A Manifesta 12, 12a edição da mostra, será realizada em Palermo, Itália, entre 16/06 e 04/11/2018. O mote da exposição, “The Planetary Garden. Cultivating Coexistence”, foi escolhido pelo time de mediadores criativos que fazem a curadoria deste ano – Ippolito Pestellini Laparelli, arquiteto e sócio do escritório OMA; Mirjam Varadinis, curadora da Kunsthaus Zürich; Bregtje Van Der Haak, cineasta e jornalista; e Andrés Jacque, artista, arquiteto e pesquisador baseado entre Nova York e Madri.

O principal objetivo da Manifesta 12 é trabalhar de maneira verdadeiramente interdisciplinar junto das comunidades locais, repensando as estruturas arquitetônicas, urbanas, econômicas, sociais e culturais básicas da cidade. A mostra também investiga os impactos da migração e do aquecimento global, com Palermo servindo de símbolo para essas questões centrais. A exposição propõe uma ocupação da cidade, usando-a como laboratório para pensar os desafios do nosso tempo presente, e também as possibilidades de futuro. A curadoria estabeleceu três conceitos-chave para a mostra: “Garden of Flows”, “Out of Control Room” e “City on Stage”. São diversos locais em que a mostra acontece por Palermo, com participação inicial de dez artistas, incluindo a brasileira Maria Thereza Alves. Além disso, a exposição conta com a participação de Gilles Clément, do artista da performance Jelili Atiku, do coletivo Cooking Sections, do irlandês John Gerrard, do suíço Uriel Orlow, do coletivo Rotor, da artista Marinella Senatore e do escritor Giorgio Vasta (representando o país-sede da bienal), e de Khalil Rabah, artista e diretor da Bienal de Riwaq.

The Planetary Garden. Cultivating Coexistence
Abertura:
16/06 (apenas para convidados)
Visitação: até 04/11/18
Manifesta 12: cidade de Palermo. Veja todos os espaços aqui.