Marc Ferrez: território e imagem

IMS Paulista, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

IMS Paulista apresenta a exposição Marc Ferrez: território e imagem. Com curadoria de Sergio Burgi, a mostra exibe um panorama da extensa produção de Marc Ferrez (1843-1923), um dos principais fotógrafos brasileiros do século XIX, cuja obra integra o acervo do IMS. A retrospectiva reúne mais de 300 itens, entre fotografias, álbuns originais, câmeras, equipamentos e documentos. Na abertura (26/3), às 18h30, o curador realizará uma visita guiada pela mostra. Também será lançado o livro Marc Ferrez, uma cronologia da vida e da obra, de Ileana Pradilla Ceron, responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Fotografia do IMS.

A exposição evidencia as múltiplas facetas da carreira de Ferrez, da sua atuação como fotógrafo oficial em projetos do Império à sua proximidade com a ciência e a engenharia, além da sua presença no ramo empresarial, especialmente na comercialização de equipamentos fotográficos e cinematográficos. A mostra abrange o período de 1867, início de sua carreira, até 1922, um ano antes de seu falecimento. Segundo o curador, o legado do fotógrafo “constitui, portanto, uma plataforma única e singular para a compreensão do país e de sua representação, das últimas décadas do Império às primeiras da República”.

Marc Ferrez: território e imagem
Curadoria:
 Sergio Burgi
Abertura: 26/03/19, 18h
Visitação: até 21/07/19;
IMS Paulista: Avenida Paulista, 2424, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support