Marcius Galan: Instrumentos de Precisão

Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Instituto Figueiredo Ferraz apresenta a exposição “Marcius Galan: Instrumentos de Precisão”. Nesta mostra, as coisas são o que são, e nem por isso o que você vê é o que você pensa ver. Diante dos trabalhos de Galan, o observador é quase sempre induzido ao engano, à ilusão. Tendemos a ver vidros em áreas que na verdade apenas estão delimitadas com esquadrias e cor. Tendemos também a ver sombras onde há, de fato, desenho. Tendemos a ver fitas adesivas, maleáveis e elásticas, em chapas de ferro, a ver uma superfície contínua onde há lapsos e materiais distintos. E tendemos a enxergar situações interinas, casualidades, acidentes e danos onde só há cálculo e construção, tudo intencional e precisamente pensado; onde o plano de ações é cumprido à risca, com rigor, seja na aplicação do acabamento industrial e padronizado que caracteriza as peças do artista, seja na hora de golpear e arranhar a parede de uma galeria com uma pedra nas mãos, como se aquilo resultasse de um ataque súbito.

“Que sirva, então, de aviso àqueles que só acreditam vendo: nada aqui parece mais falho que a visão”, alerta o curador da mostra, José Augusto Ribeiro. 

Marcius Galan: Instrumentos de Precisão
Abertura: 26/05, 16h
Visitação: t
erça a sábado, 14h-18h
Instituto Figueiredo Ferraz: Rua Maestro Ignácio Stábile, 200, Ribeirão Preto. Entrada Gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support