Massapê Projetos inaugura duas novas exposições

Espaço independente gerido por Mano Penalva inaugura, neste fim de semana, mostras de Simone Fontana Reis, Renata Pedrosa e Laila Terra

o início, os bichos não existiam, Simone Fontana Reis, 2022
No início, os bichos não existiam, Simone Fontana Reis, 2022.

Duas novas exposições serão inauguradas amanhã, dia 20 de agosto, no Massapê Projetos, espaço independente gerido pelo artista Mano Penalva. Uma individual de Simone Fontana Reis intitulada No início os bichos não existiam e uma coletiva de Renata Pedrosa e Laila Terra intitulada Pedra Terra Prata. 

Jibóia Branca, Simone Fontana Reis, 2022.

Em No início os bichos não existiam, Fontana Reis apresenta esculturas, pinturas e um vídeo. Estes trabalhos são fruto das experiências da artista com as culturas ameríndias e com a inteligência das florestas. Os seres da floresta povoam o imaginário de Simone e se precipitam em imagens de tonalidades míticas. Recentemente, a artista inaugurou o Projeto Maloca-escola e Floresta junto aos índios Huni Kuins, no Acre. O projeto tem por objetivo melhorar as condições de vida desta população, viabilizando o fortalecimento cultural dos saberes ancestrais e a proteção da floresta. Na ocasião da exposição no Massapê também haverá uma mostra sobre a vivência da artista com a aldeia e apresentação de caminhos do projeto. 

Já Pedrosa e Terra apresentam trabalhos que dialogam com a cidade de São Paulo, com a chamada “selva de pedra” em um arranjo paradoxal de instalações. As obras aqui apresentadas são a forma que as artistas encontraram de “deglutir” e “devolver” aquilo que São Paulo entrega a seus habitantes: pedras, tijolos, violência e poluição, transformando tudo isso em arte. 

Vista da exposição Pedra Terra Prata, no Massapê Projetos.

No espaço aberto para a rua do Massapê projetos, Renata Pedrosa instala seu radar, que tanto capta o fora, como amplifica o que se cria do lado de dentro. Laila Terra constrói sua rampa ancorada pela taipa, tão característica dos modos construtivos tradicionais do território local. Em trabalho conjunto, reúnem lambes com imagens de pedras (que tendemos a imaginar como imutáveis e, portanto, conhecíveis) e grafismos que não podemos decifrar. 

Serviço

No início os bichos não existiam e Pedra Terra Prata. . 

Local: Massapê Projetos 

Endereço: Rua Fortunato 68 – São Paulo

Abertura: 20 de agosto de 2022

Data: De 22 a 27 de agosto de 2022

Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 17h

Agendar visita: massapeprojetos@gmail.com

Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR