Matt Mullican: The Feeling of Things

Pirelli HangarBicocca, Milão

Pirelli HangarBicocca apresenta The Feeling of Things, a maior retrospectiva já organizada sobre o trabalho de Matt Mullican (Santa Monica, Califórnia, 1951), renomado artista americano que tem atuado desde os anos 1970 e que foi um pioneiro no uso de hipnose como prática performática na arte.

A exposição, curada por Roberta Tenconi, ocupa os mais de 5 mil metros quadrados dos pavilhões Navate e Cubo do Pirelli HangarBicocca. Os visitantes são convidados a explorar os espaços, atravessando a gigantesca estrutura arquitetônica retangular que se divide em cinco áreas de cores distintas. São milhares de obras que permitem ao espectador um mergulho na cosmologia dos “five worlds” (ou “cinco mundos”) concebidos pelo artista: um sistema singular de representação da realidade composto por imagens, pictogramas, ícones, códigos, sinais, símbolos e cores. Um vocabulário visual capaz de interpolar tradições, estudos científicos, crenças e culturas de diferentes tempos e lugares como forma de refletir sobre as eternas questões existenciais e os mais profundos aspectos da vida. Cada mundo corresponde a um nível de percepção distinto, representados pelas cinco cores. Verde é para o mundo físico e elementos materiais; azul para a vida cotidiana; amarelo para as artes; preto para linguagens e sinais; e vermelho para a compreensão subjetiva.

São mais de 40 anos de carreira de Matt Mullican abrigados noPirelli HangarBicocca, desde o início dos 1970, até seus trabalhos mais recentes (de 2018) criados especialmente para a exposição. Será possível percorrer toda a variedade extraordinária de suportes da prolífica produção do artista: esculturas; i abarca nstalações de grande escala; trabalhos em papel, vidro, pedra e metal; posters; múltiplos e edições; neons; fotografias; pinturas; vídeos; performances; e projetos digitais e de realidade virtual.

Matt Mullican: The Feeling of Things
Curadoria:
Roberta Teconi
Abertura:
11/04, 19h-23h
Visitação:
até 16/04/18, quinta a domingo, 10h-22h
Pirelli HangarBicocca:
Via Chiese 2, 20126, Milão. Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *