Mens Rea: a cartografia do mistério

Centro Cultural Fiesp, São Paulo

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O Centro Cultural Fiesp traz para o Brasil a obra de um dos fundadores do movimento Arte Narrativa (Narrative Art), o artista americano Mac Adams. A exposição “Mens Rea: a cartografia do mistério”, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Anne-Céline Borey, apresenta ao público brasileiro 17 dípticos da icônica série Mistérios, além da instalação site specific “Cartografia de um crime”, criada especialmente para a exposição em São Paulo. Nesta instalação, o artista reflete sobre a memória e o esquecimento, por meio de uma relação passional obsessiva. Para isso, Mac Adams constrói um diálogo entre suas imagens e fotografias provenientes do arquivo do Museu Nicéphore Niépce (França), um dos mais importantes da Europa.

Artista escolhido pela França para integrar a programação do Ano Rodin em 2017/2018, Mac Adams desenvolveu um trabalho em duas ou três dimensões, que explora o potencial narrativo da fotografia e da instalação na composição de cenas misteriosas. Sua obra mistura referências dos contos do País de Gales, onde nasceu, dos romances de Arthur Conan Doyle, do cinema de Alfred Hitchcock e do cinema noir. Assim como um contador de histórias, o artista utiliza fotos e objetos em estreita relação semiótica, incitando o espectador a penetrar o espaço/tempo entre as obras. A exposição conta ainda com a participação de autores de diversas nacionalidades, convidados a escrever textos inspirados em algumas das obras escolhidas pela curadoria. Entre os autores, destacam-se a premiada escritora israelense Tal Nitzán e o poeta brasileiro radicado em Berlim Ricardo Domeneck.

Mac Adams, Fury, 1976

Mens Rea: a cartografia do mistério
Curadoria: Luiz Gustavo Carvalho e Anne-Céline Borey
Abertura: 17/04, 18h
Visitação: até 08/07/18; terça a sábado, 10h-22h; domingo, 10h-20h
Galeria do Centro Cultural Fiesp: Avenida Paulista, 1313. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support