Metropolitan apresenta exposição dedicada a Winslow Homer

Exposição intitulada Crosscurrents faz ampla retrospectiva da produção artística do pintor norte-americano

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
The Gulf Stream, 1899. “A Corrente do Golfo”, em português, tela que inspirou toda a exposição. (Crédito: The Metropolitan Museum of Art, Catharine Lorillard Wolfe Collection, Wolfe Fund, 1906)

O Metropolitan Museum of Art apresenta uma ampla exposição debruçada sobre a carreira do pintor Winslow Homer, importante artista do século XIX. O percurso se inicia colocando em destaque a pintura que inspirou toda a exibição: A Corrente do Golfo, de 1899. Este simbólico trabalho, que pertence ao acervo do Metropolitan, não foi escolhido por acaso. A corrente do golfo liga diferentes lugares por onde o artista passou e explorou temas centrais de seus trabalhos. Desde as ilhas no Caribe, passando pela costa leste dos Estados Unidos e atravessando o oceano atlântico rumo à Europa. Assim como a corrente foi para ele um fio condutor, a tela representa o mesmo para a exposição. 

Undertow, 1886

Após a exibição da pintura em destaque, outras salas, organizadas em ordem cronológica, vão se revelando uma a uma ao visitante. Cada uma delas aborda uma temática diferente explorada por Homer. Começando pela seção “War and Reconstruction”, durante a qual são mostrados os primeiros trabalhos da carreira do pintor, produzidos quando ele foi enviado como “artista especial” ao front da Guerra Civil americana com o objetivo de documentá-la para o periódico Harper’s Weekly

Outras seções se seguem pelo percurso da mostra como “Waterside”, na qual estão exibidos numerosos trabalhos que representam pessoas perto de lagos e praias, “Rescue”, na qual está retratada a relação entre pescadores do atlântico norte e a brutal força da natureza em telas poderosas e pronunciadas e “Late Landscapes”, na qual estão expostos trabalhos quase que monotemáticos e que mostram o mar, sua imensidão, suas fortes ondas e seu poder. Ainda outras seções se seguem como “Mortality” e “Legacy”, deixando claro a amplitude da mostra. 

Serviço

Winslow Homer: Crosscurrents

Local: The Metropolitan Museum of Art 

Endereço: 5th Avenue, 899, Nova York (Estados Unidos)

Data: Até 31 de julho 

Funcionamento:  Quinta a terça das 10h às 17h 

Ingresso: US$ 12 – US$ 25

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support