Morandi dialoga com outros artistas em mostra no CCBB em São Paulo

Artista italiano famoso por suas naturezas mortas também tem obra na 34ª Bienal de São Paulo; ele recebeu o prêmio de pintura da instituição na edição de 1957

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Giorgio Morandi, Tombo na coleção: Vitali n. 91. Fiori, 1924

Exposição que faz parte da rede de parcerias da Bienal de São Paulo, a mostra O legado de Morandi tem abertura no próximo dia 22 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Sob curadoria de Alberto Salvadori e Gianfranco Maraniello, são apresentadas 34 obras do artista, vindas do Museo Morandi, localizado na em Bolonha, na Itália. Completam a exposição mais 23 obras de artistas cujas obras têm traços que remetem a Morandi, como Josef Albers, Lawrence Carroll e Rachel Whiteread.

A mostra reúne um montante considerável de naturezas-mortas produzidas pelo pintor, que têm características que envolvem em seu estilo marcante. O artista, que recebeu o Grande Prêmio de Pintura na 4ª Bienal de São Paulo, tem obras na mostra principal da 34ª Bienal de São Paulo: Faz escuro, Mas eu Canto, até 5 de dezembro.

O conjunto de naturezas-mortas apresentado retrata garrafas, flores e vistas do povoado de Grizanna, desde o início da produção do artista até a maturidade. Há logo no térreo do edifício no centro de São Paulo uma reprodução fotográfica em grande formato de Luigi Ghirri, que convida o público a experimentar uma sensação de estar no ateliê de Morandi.

Para o curador Gianfranco Maraniello, esta exposição se faz importante por ser uma oportunidade para prolongar o tempo e o olhar sobre a sua obra, para além do contato excepcional de 1957. Uma tentativa de oferecer novas possibilidades de adquirir familiaridade com as séries pictóricas e retraçar os motivos da sua “ordem”, graças ao extraordinário volume de patrimônio e de iniciativas que qualificam o Museu dedicado ao artista por sua cidade natal”.

Fotografia de Luigi Ghirri do Atelier Morandi.

A visitação à exposição tem protocolos contra a Covid-19 e é preciso agendar horário, reservando ingresso pelo site do Eventim, clicando aqui.

O Legado de Morandi
Data: de 22 de setembro até 22 de novembro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo)
Mais informações: https://ccbb.com.br/sao-paulo/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support