Mostra com 148 artistas homenageia Hélio Oiticica

A partir do dia 5 de setembro, a Galeria Zagut irá apresentar uma exposição online muito especial. Se trata de uma homenagem a Hélio Oiticica. Serão dispostas pelo ambiente virtual obras de 148 artistas, feitas em diversos suportes e usando diversas técnicas, como vídeo, pintura, técnica mista, fotografia, impressão, gravuras, colagens, acrílico, objeto, escultura, assemblage, textos, dentre outras. 

Um dos méritos da mostra-tributo é que ela abarca obras criadas por artistas que fazem parte da família Oiticica. Estão, entre eles, o pai José Oiticica Filho, o sobrinho César Oiticica Filho (que também é curador do projeto Oiticica) e os irmãos Claudio e Cesar, dentre outos. Também têm trabalhos na mostra amigos de Hélio, como Helena Lustosa, que foi inclusive modelo do artista, e Marco Rodrigues.

Obra de José Oiticica Filho

Idealizadores da exposição, Isabela Simões e Augusto Herkenhoff contam que apesar da estrutura virtual criada para dar vida à mostra, ainda pretendem, assim que possível, concretizá-la de forma física. As ações, por ora, irão contemplar uma agenda intensa de possibilidades virtuais, como catálogo, grupo de estudos, filmes, depoimentos, galeria virtual, colocação na Artsy.

O icônico artista carioca ganhou também em 2020 uma mostra no Masp. A exposição estava programada presencialmente para março, mas foi adiada por causa da pandemia e acabou ganhando uma versão digital no site do museu.

Obra de Cesar Oiticica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *