Mostra com 148 artistas homenageia Hélio Oiticica

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A partir do dia 5 de setembro, a Galeria Zagut irá apresentar uma exposição online muito especial. Se trata de uma homenagem a Hélio Oiticica. Serão dispostas pelo ambiente virtual obras de 148 artistas, feitas em diversos suportes e usando diversas técnicas, como vídeo, pintura, técnica mista, fotografia, impressão, gravuras, colagens, acrílico, objeto, escultura, assemblage, textos, dentre outras. 

Um dos méritos da mostra-tributo é que ela abarca obras criadas por artistas que fazem parte da família Oiticica. Estão, entre eles, o pai José Oiticica Filho, o sobrinho César Oiticica Filho (que também é curador do projeto Oiticica) e os irmãos Claudio e Cesar, dentre outos. Também têm trabalhos na mostra amigos de Hélio, como Helena Lustosa, que foi inclusive modelo do artista, e Marco Rodrigues.

Obra de José Oiticica Filho

Idealizadores da exposição, Isabela Simões e Augusto Herkenhoff contam que apesar da estrutura virtual criada para dar vida à mostra, ainda pretendem, assim que possível, concretizá-la de forma física. As ações, por ora, irão contemplar uma agenda intensa de possibilidades virtuais, como catálogo, grupo de estudos, filmes, depoimentos, galeria virtual, colocação na Artsy.

O icônico artista carioca ganhou também em 2020 uma mostra no Masp. A exposição estava programada presencialmente para março, mas foi adiada por causa da pandemia e acabou ganhando uma versão digital no site do museu.

Obra de Cesar Oiticica
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support