Mostra de Daniel Mullen na Kogan Amaro de Zurique tem tour virtual e prints disponíveis na sede brasileira

Individual na Suíça reúne cerca de 20 pinturas de nova série do artista escocês; ação paralela da galeria na sede em São Paulo disponibiliza prints de duas de suas obras para compra

Daniel Mullen, Zenith (2020). FOTO: Nelly Rodriguez

Desde que abriu um espaço em maio de 2019 na cidade de Zurique, na Suíça, a Galeria Kogan Amaro já realizou uma série de exposições, chegando agora à décima mostra na sede. Intitulada Ephemeral Fields (Campos Efêmeros, em tradução livre), a individual do artista Daniel Mullen, que está em cartaz, abriu no dia 13 de fevereiro e se estenderá até o dia 22 de maio!

A mostra ocorre de forma híbrida, presencial e digital, dando ao público o acesso a um tour virtual dentro no site da galeria. Estão reunidas cerca de 20 telas produzidas pelo artista para a série que chamou de Future Monuments (Monumentos Futuros), que foi toda criada entre os anos de 2020 e 2021. Essas pinturas foram concebidas por ele a partir da pergunta “de que maneira podemos imaginar um monumento futuro ou a ideia de de um monumento?”.

Esses trabalhos são nutridos pelos gestos e técnicas pelos quais o artista é conhecido, como os jogos geométricos que causam ilusão de ótica, a presença de luz e a utilização de uma perspectiva espacial. “Uma parte importante da obra de Mullen é seu uso avançado da cor com o intuito de afetar a percepção do espectador. Para ele, a cor e a construção de camadas são uma experiência sensorial quase alquímica”, explica a jornalista Cynthia Garcia no texto curatorial que acompanha a exposição.

Essa é a segunda exposição de Mullen junto à Kogan Amaro desde que passou a ser representado pela galeria. A primeira foi a individual Equação das cores, que aconteceu na sede em São Paulo em maio de 2019, sendo também a sua estreia no Brasil. A mostra convidava o público a experimentar uma confusão sensorial que na neurologia é chamada de “sinestesia”. Agora, na exposição realizada no espaço que fica no complexo cultural suíço Löwenbräukunst, o artista enfatiza o seu interesse no método fenomenológico, ou seja, em experimentar “um espaço fora de alcance, além de nossa percepção”.

Em paralelo à Ephemeral Fields, a galeria decidiu fazer uma ação com o artista também em São Paulo. Desta forma, foram disponibilizados para compra prints de obras que integram a série Synestesia. Os dois trabalhos são numerados e também assinados pelo artista, sendo parte de uma das séries mais importantes de sua carreira. Cada um é limitado a 50 unidades. Os prints foram impressos em formato fine art, em papel 100% algodão e pigmentos alemães, tendo dimensões 98 x 90 cm. Para adquirir, basta entrar em contato com a galeria via e-mail ou telefone: info@galeriakoganamaro.com ou +55 11 3045-0755.

Daniel Mullen: Ephemeral Fields
Data: 15 de fevereiro a 22 de maio
Local: Löwenbräukunst, Limmatstrasse 270, 8005 Zurique
Mais informações e tour virtual: galeriakoganamaro.com/