Mostra no Sesc Bom Retiro reúne importantes pintores da cena caipira

“Caipirismo” compila mais de 40 obras de José Antônio da Silva e Jocelino Soares; visitas são feitas com agendamento e tem tempo limite de permanência do público

José Antônio da Silva, Natureza em escombros, 1954 

O Sesc Bom Retiro é a segunda unidade da capital paulista a reabrir para atividades culturais, começando com uma exposição. Logo depois do Sesc Pompeia abrir a mostra FARSA agora é a vez do Bom Retiro apresentar Caipirismo, que traz obras de dois importantes artistas que têm em seus trabalhos a preocupação de se debruçar sobre as cenas dos interiores do Brasil, do sertão, do “caipira”: José Antônio da Silva e Jocelino Soares. Aberta no dia 15 de Outubro, ela irá se estender até 31 de Janeiro de 2021! Mas é preciso estar bastante atento às orientações de segurança que a instituição assumiu para evitar a Covid-19.

Com curadoria de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Romildo Sant’Anna, a exposição apresenta 25 obras de José Antônio da Silva, sendo elas pinturas criadas entre os anos de 1952 e 1990, em conversa com 22 trabalhos de Jocelino Soares, também pinturas feitas mais recentemente, todas produzidas na última década. Esses dois artistas estiveram durante bastante tempo no mesmo espaço geográfico no interior de São Paulo, mais especificamente na cidade de São José do Rio Preto. Desta forma, as obras dialogam a partir de temas como o mundo rural, o desmatamentos, as chuvas, a fauna e a flora, e questões do trabalho no campo. Além disso, são pontuadas as questões religiosas e culturais muito latentes nesse espaço.

Jocelino Soares, Jardineira das 8h40, 2018.


Para Odécio, a exposição tem o intuito de abrir caminhos para que o público possa a conhecer a ideia de “caipirismo”, muito forte nas obras dos dois artistas que compõem a mostra. Ele comenta que “pintado em suas belas cores, carregadas de saudades e lembranças da terra que, cada vez mais, se entranha no imaginário das pessoas por meio das danças e cantos em versos e prosas”.

A mostra também recebe livros escritos pelos dois artistas, facetas muitas vezes desconhecidas do mundo das artes visuais. Ambos escreveram romances que se passavam no mundo rural, resgatando as características de todo um vasto universo do estado de São Paulo.

Além de protocolos padrões de distanciamento social, agendamento e uso de máscara, adotado por muitas instituições, o Sesc Bom Retiro também instituiu que as visitas à mostra terão um limite de tempo. Serão até 45 minutos a partir do horário que foi agendado. Você pode checar todo o protocolo clicando aqui.

Caipirismo – José Antônio da Silva e Jocelino Soares
Curadoria de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Romildo Sant’Anna
Data: de 15 de Outubro de 2020 a 31 de Janeiro de 2021 (sob agendamento).
Local: Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo)