Mostra retrospectiva do pernambucano José Cláudio abre na Nara Roesler São Paulo

A galeria inaugura a maior individual de José Cláudio em São Paulo até hoje

José Claudio
Detalhe da obra Mulher sentada n’água (1990)

A mostra José Cláudio: uma trajetória abre amanhã, dia 08 de outubro, e homenageia um dos grandes nomes da arte pernambucana da segunda metade do século XX.

Ocupando os dois espaços da sede paulista da galeria, a exposição tem curadoria de Aracy Amaral e apresenta mais de cem trabalhos do artista desenvolvidos ao longo de setenta anos de carreira. Esta é a primeira vez que uma mostra tão abrangente de José Cláudio é realizada em São Paulo, apresentando a magnitude da obra do artista e intelectual que atuou de forma determinante para o estabelecimento das vertentes da arte moderna em Pernambuco.  

“José Cláudio é um artista completo”, afirma Nara Roesler sobre um dos primeiros artistas que ela expôs, em meados dos anos 1970, ao abrir sua primeira galeria no Recife. Passados mais de quarenta anos, a galeria volta a apresentar o trabalho de Cláudio com uma seleção de obras que compreende momentos fundamentais de sua prática artística, incluindo trabalhos que integram os acervos do MAC USP e do Palácio do Governo, além de diversas coleções particulares. 

José Claudio
Viva Zé Pereira (1971) – José Claudio

A relação do artista com a cidade de São Paulo vem de longa data. Em 1955, José Cláudio chega à capital paulista, onde trabalha como assistente de Di Cavalcanti e frequenta a Escola de Artesanato do MAM, sob orientação de Lívio Abramo. Na década de 1970, o artista se juntou à equipe do Museu de Zoologia da USP para realizar uma viagem em missão científica na Amazônia. Desta experiência provém alguns dos trabalhos apresentados na exposição, que também foram reunidos no livro 100 telas, 60 diase um diário de Viagem, Amazonas 1975 (2009). 

A exposição também inclui trabalhos da série Carimbos, desenvolvida na década de 1970, na qual o artista faz uso de carimbos criados por ele mesmo para conceber composições que podem ser compreendidas como narrativas visuais. Além do grupo de retratos apresentados e dos nus femininos, tema recorrente em sua produção, também estão presentes na mostra paisagens e cenas de festividades populares. Fica evidente, assim, não só a variedade da produção do artista, mas sua abordagem particular a temas e gêneros caros à história da arte, em uma aproximação entre essa tradição e a cultura popular. 

Serviço

José Cláudio: Uma TrajetóriaLocal: Galeria Nara Roesler

Endereço: Av. Europa, 655 – Jd. Europa – São Paulo – SP
Data: De 08 de outubro até 05 de novembro de 2022
Funcionamento: De segunda à sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 15h
Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR