Museu Afro Brasil promove o curso “Quilombos e Campesinato Negro no Brasil”

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museu Afro Brasil promove nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o curso Quilombos e Campesinato Negro no Brasil, atividade que inaugura o Centro de Formação do Museu Afro Brasil (CEFAB). Ministrado por Flávio Gomes, professor e pesquisador da UFRJ, o curso se organizará em três encontros de três horas, sendo o último deles uma mesa redonda que contará com a participação de representantes de comunidades quilombolas.

Centrado na obra Mocambos e Quilombos (2015), os encontros oferecerão um panorama histórico sobre a formação dos quilombos e mocambos do Brasil, desde as primeiras notícias no século XVI até os quilombos tardios na véspera da Abolição, a partir da analise das economias camponesas, das formas culturais, das famílias, dos sistemas de defesa, da cultura material e imaterial, entre outros. Já na mesa redonda serão recuperados argumentos sobre a permanência dos quilombos no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI.

Quilombos e Campesinato Negro no Brasil é a atividade inaugural do CEFAB, centro que tem como proposta a formação e qualificação de leituras e debates sobre a cultura brasileira, a partir da promoção de cursos, palestras e seminários que abordem temas transversais ao Museu Afro Brasil. Para participar do curso basta inscrever-se em nosso site e realizar um investimento de R$45,00. Sócios, parceiros e estudantes possuem desconto.

Inscrições: Clique Aqui

Curso: Quilombos e Campesinato Negro no Brasil
Datas: 28 e 29/11, 14h-17h; 30/11, 10h-13h (mesa redonda)
Investimento: R$45,00
Museu Afro Brasil: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera – Portão 10, São Paulo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support