Narcissus Garden

MoMA PS1 / Rockaway, Nova York

O MoMA PS1 apresenta a instalação “Narcissus Garden”site-specific da artista japonesa Yayoi Kusama (Japan, b. 1929), como parte da terceira edição de “Rockaway!”, um programa gratuito de arte pública, apresentado em parceria com Rockaway Artists Alliance, Jamaica Bay-Rockaway Parks Conservancy, National Park Service, e Bloomberg Philanthropies na entrada da National Recreation Area, em Fort Tilden.

Composta de 1.500 esferas feiras de aço inoxidável reflexivo, “Narcissus Garden” está instalado em uma antiga garagem ferroviária que data do tempo quando a região de Fort Tilden era uma base militar ativa. As superfícies espelhadas refletem o entorno e a arquitetura industrial do agora abandonado prédio, chamando atenção para a história do lugar, assim como para os danos causados pelo Furacão Sandy, em 2012.

A obra foi realizada em várias versões, sendo a primeira durante a Bienal de Veneza de 1966 –Kusama montou a instalação fora da programação oficial da mostra; as esferas prateadas, na ocasião, eram feiras de plástico; os objetos foram colocados no jardim em frente ao Pavilhão Italiano no Giardini, refletindo a paisagem do jardim e dos pavilhões. Kusama estava em pé em meio às esferas, descalça e vestindo um kimono dourado. Havia cartazes dizendo que os objetos estavam à venda, e a artista jogava as bolas para o público, pedindo cerca de 2 dólares por cada uma.

Narcissus Garden
Visitação: até 03/09/18; sexta a domingo, 12h-18h.
Rockaway: Fort Tilden, Gateway National Recreation Area, Far Rockaway, Nova York. Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *