Nuno Ramos e Gokula Stoffel têm mostras na Fortes D’Aloia & Gabriel em SP

Nuno Ramos e Gokula Stoffel apresentam, a partir de 6 de julho, individuais inéditas com obras que fazem parte de suas produções recentes

Gokula Stoffel, Meditação, 2021. FOTO: Eduardo Ortega. Cortesia Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo/Rio de Janeiro.

A galeria Fortes D’Aloia & Gabriel abre duas exposições inéditas em seu espaço em São Paulo nesta terça-feira, 6 de julho. As duas mostras individuais no Galpão, localizado na Barra Funda, estarão em cartaz até o dia 14 de agosto, são elas Nuno Ramos: Brujas e Gokula Stoffel: Persona.

Em Brujas, são apresentadas 25 obras de uma série homônima de Ramos, com texto crítico assinado pelo curador Diego Matos. Nesses trabalhos, o artista promove, de forma conceitual, o encontro entre o desenho e a monotipia, utilizando carvão, pigmento, grafite e tinta óleo sobre papel para desenvolvem os trabalhos. O título é uma referência a trabalhos com imagens de bruxas que o pintor espanhol Francisco Goya desenvolveu como crítica social.

De acordo com Nuno:  “é uma evocação e um chamado de uma potência que não é dispensável agora. É como se a gente precisasse de forças para reagir e lutar de volta contra o que está acontecendo”. Matos partilha dessa ideia em seu texto, afirmando que “se atentarmos para uma rápida pesquisa em dicionário de palavras análogas, a bruja ou a bruxa que Nuno Ramos evoca é, na verdade, a procura por uma figura sábia, de certa luz, cujos poderes desconhecidos parecem necessários no sombrio presente real em que estamos implicados. É como se, ironicamente, tomando partido de um imaginário popular, chamássemos por algo da ordem do absurdo para enfim conseguir desvelar, clarear a escuridão do presente”.

Já em Persona, primeira mostra de Stoffel na galeria desde que teve sua representação anunciada, estão 18 trabalhos nos quais a artista trabalha a pintura em óleo sobre linho e esculturas de resina e biscuit, além de explorar caminhos na tecelagem e na assemblage de tecidos.

Em texto crítico, o curador Ricardo Sardenberg pontua que os trabalhos presentes em Persona “são as pinturas e objetos nas paredes que reverberam o corpo escultórico
que está no espaço, deitado, em pé, e sentado, circundando a grande obra de trama ao centro, que dança em silêncio meditativo diante do beijo, do medo e da morte. Todos encenam com concisão e liberdade a anima da artista no seu casulo atelier, e o mundo que se abre ao se expor como condição do inconsciente coletivo”.

Gokula Stoffel, Lidando com a raiva, 2021. FOTO:  Eduardo Ortega. Cortesia Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo/Rio de Janeiro.

Gokula Stoffel: Persona | Nuno Ramos: Brujas
Data: de 6 de julho a 14 de agosto
Local: Fortes D’Aloia & Gabriel – Galpão (Rua James Holland, 71 – Barra Funda – São Paulo)
Mais informações: https://fdag.com.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support