O Poder da Multiplicação

MARGS, Porto Alegre

O Poder da Multiplicação é uma exposição organizada pelo Goethe-Institut, apresentando 14 artistas contemporâneos do Sul do Brasil e da Alemanha, com curadoria de Gregor Jansen, diretor da Kunsthalle Düsseldorf. A mostra é apresentada no MARGS, em Porto Alegre, e depois segue para Leipziger Baumwollspinnerei, na Alemanha, em 2019. O projeto faz parte de uma série de atividades impulsionadas pelo Goethe-Institut, desde 2015, em parceria com artistas e instituições locais, nacionais e internacionais, que vêm dando foco especial à arte impressa e ressaltando a ligação entre as ricas tradições do Rio Grande do Sul e da Alemanha nesta linguagem.

Reproduções, tiragens múltiplas ou cópias são instrumentos de comunicação contra o conceito autoritário de originalidade. Elas servem à propagação em massa, inclusive de propaganda dos mais variados matizes. O projeto “O poder da multiplicação“ é uma contribuição artístico-teórica à reflexão sobre a questão da reprodução hoje em dia. Trinta anos após o surgimento dos meios digitais, com os quais o acesso à informação e a reprodução (Copy & Paste) se tornaram naturais, questões a respeito dos fundamentos estruturais, da possibilidade da reprodução e de seus conteúdos atualmente voltam a ser discutidas. Os 14 artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul e da Alemanha apresentados na exposição lidam com essas questões de maneiras muito diferentes.

Artistas: Carlos Vergara, Brasil; Flavya Mutran, Brasil; Hanna Hennenkemper, Alemanha; Helena Kanaan, Brasil; Hélio Fervenza, Brasil; Marcelo Chardosim, Brasil; Olaf Holzapfel, Alemanha; Ottjörg A.C. , Alemanha; Rafael Pagatini, Brasil; Regina Silveira, Brasil; Vera Chaves Barcellos, Brasil; Thomas Kilpper, Alemanha; Tim Berresheim, Alemanha; Xadalu , Brasil/Alemanha.

 

O Poder da Multiplicação
Abertura: 11/09, 19h
Visitação: até 11/11/18; terça a domingo, 10-19h
MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli: Praça da Alfândega, s/n°. Porto Alegre. Entrada gratuita