Objetos, para usar. Instrumentos para procesos

Fundación Jumex / Casa Luis Barragán, Cidade do México

Abrem hoje (12/05) na Cidade do México duas exposições do artista alemão Franz Erhard Walther, um dos destaques da última Bienal de Veneza (2017). O Museo Jumex apresenta a mostra “Objetos, para usar. Instrumentos para procesos”, a primeira retrospectiva do artista no país e na América Latina, abarcando seis décadas de produção. A mostra traz uma seleção primorosa das várias séries e corpos de trabalhos de Walther, abordando os vários temas que predominaram ao longo de sua carreira: desde a ação como conceito operativo até a relação entre objeto, espectador e espaço que caracteriza sua aproximação com a arte.

No centro da exposição está a obra fundamental de Walther, 1. Werksatz (ou “Primeira série de obras”, 1963-1969), que pode ser considerada como a matriz conceitual, operativa e material de onde o resto de sua produção se desdobra. Possivelmente uma das obras mais radicais dos anos sessenta, a “Primera série de obras” desestabilizou as noções tradicionais de escultura e redefiniu o objeto, assim como sua relação com o espaço expositivo e com o espectador.

Já a Estancia Femsa – Casa Luis Barragán apresenta “Determinaciones de proporción” [Determinações de Proporção], uma investigação sobre os estudos e primeiros exercícios realizados pelo artista em suas tentativas de romper as barreiras entre pintura, escultura e performance. As obras são datadas dos anos 1960 até o presente, organizadas a partir de um projeto do próprio Walther para ocupar o estúdio de Barragán. Entre trabalhos em papel, papelão, metal e linho, o mais interessante da mostra é a possibilidade de “ativar” as peças: o público poderá “vestir”, “usar” ou seguir as instruções das obras, implicando seu próprio corpo ao acionar os objetos.

Objetos, para usar. Instrumentos para procesos
Abertura: 12/05, 11h-13h
Visitação: até 30/09/18; terça a domingo, 11h-20h
Museo Jumex: Miguel de Cervantes Saavedra 303, Colonia Granada, Cidade do México. Ingressos: $50 pesos (público geral)

Determinaciones de proporción
Abertura: 12/05, 11h-15h
Visitação: até 30/09/18; terça a domingo, 11h-20h
Casa Luis Barragán: General Francisco Ramírez 12-14, Colonia Ampliación Daniel Garza, Cidade do México. Ingressos: $400 MXN (geral), $200 MXN (estudantes estrangeiros)