Obra de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca faz sua estreia nacional no MASP

Dupla que representou o Brasil na 58ª Bienal de Veneza, em 2019, exibe seu mais novo vídeo, chamado Fala da Terra (2022), no MASP

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Frame de “Fala da Terra”, 2022 – Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Diretamente da exposição individual em Nova York, a dupla composta pela brasileira Bárbara Wagner e o alemão Benjamin de Burca traz o vídeo Fala da Terra (2022) exibido no New Museum e agora também no MASP em São Paulo. 

Wagner e de Burca, que costumam construir a direção, o roteiro, os figurinos e trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto, apresentam desta vez o Coletivo Banzeiros, grupo de teatro composto por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que vivem e atuam entre as zonas rural e urbana de Marabá e Parauapebas, no sudeste do Pará. 

A obra compõe a programação do ciclo das Histórias brasileiras no museu e faz referência às proposições radicais dos dramaturgos Augusto Boal (1931-2009) e Bertolt Brecht (1898-1956), posicionando o espectador num lugar de escuta e sensibilidade política sobre os processos de construção da cultura e da identidade coletiva no Brasil que se movimentam em torno do campo. 

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Frame de “Fala da Terra”, 2022 – Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Para o curador Guilherme Giufrida, o curta “estabelece a importância da cooperação e da coletividade entre agricultores e atores, no roçado ou no camarim. Os inimigos são representados por arquétipos: o pastor, a governadora, os capangas, o avião e a estátua na loja de departamentos. Nessa alegoria de tipos sociais, estabelece-se o drama da disputa política brasileira atual, como se pudéssemos vê-la inteira ali, encenada”.

Serviço 

Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Local: MASP – Sala de vídeo no segundo subsolo
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo, SP
Data: De 29 de julho a 11 de dezembro de 2022
Funcionamento:  Às terças-feiras, das 10h às 20h. De quarta a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada). Terças e primeiras quartas-feiras do mês são grátis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR