Ocupação Rino Levi

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O Itaú Cultural apresenta a “Ocupação Rino Levi”, a primeira mostra da série no ano de 2020, homenageando este arquiteto considerado um marco na modernização e verticalização de São Paulo. Foi dele o conceito de construir a cidade em camadas: no centro, escritórios, serviços e entretenimento; nas bordas, os bairros residenciais.  A sua trajetória se funde com a história e a cultura daquela São Paulo que começou a despontar moderna.

Coube a este arquiteto e urbanista harmonizar e integrar arquitetura, artes e natureza. Ele assina muitos edifícios importantes, como o cine Ipiranga, o edifício Prudência, que ainda existe em Higienópolis, o primeiro hospital Einstein, etc. Um projeto dele concorreu com Niemeyer pela construção de Brasília. Levi perdeu a concorrência e os habitantes da cidade perderam a oportunidade de se locomover por ela a pé, ao contrário de hoje. No espaço expositivo, os visitantes podem conferir uma réplica tátil dessa maquete.

A 49ª exposição da série Ocupação tem concepção e realização do próprio instituto, que divide a curadoria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). As equipes do Observatório Itaú Cultural e da Enciclopédia Itaú Cultural, formando a equipe de curadores, contaram com cocuradoria dos arquitetos e professores Hugo Segawa, Joana Mello, Mônica Junqueira, Renato Anelli e Tatiana Sakurai. O projeto expográfico é assinado pelo escritório de Stella Tedesco.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support