Otobong Nkanga: To Dig a Hole That Collapses Again

MCA Chicago

Nascida na Nigéria e vivendo atualmente na Antuérpia, Otobong Nkanga explora as controversas histórias do colonialismo, com especial atenção às relações entre África e o mundo ocidental. Seu trabalho é materializado em performances, desenhos, fotografias e instalações que examinam, por exemplo, como o minério é transportado ao longo de várias cadeias econômicas e transformados em objetos cobiçados.

Com curadoria de Omar Kholeif, essa é a primeira exposição que investiga extensamente o trabalho de Nkanga nos Estados Unidos. Intitulada To Dig a Hole That Collapses Again, o nome da mostra é uma tradução direta da cidade de Tsumeb, onde se encontra a mina “Green Hill”, na Namíbia, considerada uma das joias raras do país.

Performances Carved to Flow 

Em alguns momentos durante a mostra, performers estarão presentes no espaço expositivo para explicar as tradições, histórias e pessoas envolvidas na produção do O8 Black Stone, um sabonete feito à mão. Concebido por Nkanga, o sabão é feito de manteigas e óleos de diversos lugares do Mediterrâneo, do Oriente Médio, e do norte e do oeste da África. Durante as performances, os visitantes poderão adquirir as barras de sabonete por US$25. Todos os valores serão revertidos à Carved to Flow Foundation, uma organização fundada pela artista que servirá para financiar futuras iterações do projeto, ao mesmo tempo que apoia a missão de oferecer oportunidades para pessoas de seu país natal, Nigéria, aprenderem sobre o valor da terra, dos recursos naturais e dos conhecimentos ancestrais.

Otobong Nkanga: To Dig a Hole That Collapses Again
Curadoria: 
Omar Kholeif
Abertura: 
31/03/18
Visitação: até 02/09/18; terças e sextas, 10-21h; quartas, quintas, sábados e domingos, 10-17h (fecha às segundas)
Performances: terças e sextas, 12-19h; sábados e domingos, 12-15h
MCA Chicago: 20 E Chicago Ave, Chicago, IL 60611. Ingressos: $15 (inteira), $8 (meia).