Pacaembu recebe exposição de arte ao ar livre

Obras de 53 artistas estarão espalhadas pela estrutura gramado, nas quadras de tênis, no ginásio poliesportivo e na piscina por 10 dias

Ernesto Neto
Ernesto Neto, da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel

Em tempos de COVID-19, exposições ao ar livre são sempre bem vindas. Quando elas são pensadas em lugares inusitados e queridos pela população como o Pacaembu, melhor ainda. A mostra Arte em Campo  vai reunir obras de 53 artistas pelas diversas estruturas do local, garantindo uma despedida do público em alto estilo antes de serem iniciadas as obras que irão restaurar o patrimônio histórico e modernizar sua estrutura. 

A iniciativa da concessionária Allegra Pacaembu, em parceria com a Viva Projects e 24 galerias, marca o início da transição para um novo momento do complexo que já havia anunciado a abertura da galeria italiana Continua dentro de seus espaços. “O Pacaembu nasceu com a cultura entre seus pilares, mas com o tempo a programação acabou focando no esporte. A ideia é resgatar um pouco o lado cultural do projeto inicial”, explica Cecília Tanure, uma das idealizadoras do Viva Project e da mostra Arte em Campo. “Passamos por um ano que ninguém poderia prever. O campo de futebol cedeu lugar a um hospital de campanha. Ficamos fechados à população a maior parte do ano. Nossos planos mudaram e adiantamos a preparação do complexo paras as obras. Queremos encerrar 2020 trazendo as pessoas de volta, ainda que só por uma semana.Seguiremos todos os protocolos de segurança e as orientações das autoridades sanitárias”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

Paulo Nazareth, da Mendes Wood DM
Paulo Nazareth, da Mendes Wood DM
Tulio Pinto
Tulio Pinto, da Galeria Millan

Entre os artistas selecionados, estão nomes veteranos como Tomie Ohtake, Emanoel Araújo, Amilcar de Castro, Ayrson Heráclito, Thomaz Farkas e Franz Weissmann, e jovens que idealizaram trabalhos especialmente para o projeto como Paulo Nazareth e Adriano Costa. O artista francês Jean Réné, mais conhecido pelo pseudônimo JR, representado pela Continua, cobriu a arquibancada do campo de futebol, conhecida como tobogã, com lambe-lambe formando um grande olho transformando a visita numa experiência única estilo 1984. Vale conferir também a instalação Banhistas, de Wagner Malta, na tão querida piscina do estádio. Acompanhe algumas das obras que estão na mostra durante os próximos dias no nosso instagram!

Los carpinteros, da Fortes D'Aloia & Gabriel
Los carpinteros, da Fortes D’Aloia & Gabriel
Franz Weissmann, da Dan Galeria
Franz Weissmann, da Dan Galeria
Zé Bezerra, da Galeria Estação
Zé Bezerra, da Galeria Estação
Wagner Malta, da Galeria Marilia Razuk
Wagner Malta, da Galeria Marilia Razuk