Pasajeros 03: John Cage

Museo Jumex, Cidade do México

John Cage (Estados Unidos, 1912-1992) foi um dos compositores e teóricos mais importantes do século XX. Seus experimentos radicais com o ruído, o silêncio e o timbre, assim como o uso dos jogos de azar e a indeterminação, continuam influenciando a música e muitos outros campos artísticos.

Esta exposição documenta as viagens de Cage à Cidade do México em 1968 e 1976, além de ilustrar suas amizades e colaborações com diversos intelectuais mexicanos. Mesmo que conhecido localmente, seu trabalho e seu pensamento se difundiram com maior impulso depois de suas visitas. Cage acompanhou a companhia de dança de Merce Cunningham como parte do programa cultural dos Jogos Olímpicos de 1968. Em 1976, regressou à Cidade do México para compartilhar duas novas obras e as ideias e conceitos que as fundamentaram.

“John Cage” é a terceira edição da série Pasajeros, que consiste em micro-exposições documentais e biográficas focadas em personagens históricos de diferentes disciplinas. Durante sua estadia no México e por meio de seus vínculos com artistas e intelectuais, estes personagens deixaram rastro de influências que marcaram a paisagem cultural do país.

Pasajeros 03: John Cage
Visitação: até 16/08/18; terça a domingo, 11h-20h
Museo Jumex: Miguel de Cervantes Saavedra 303, Colonia Granada, 11520, Cidade do México. Ingressos: $50.