Pela primeira vez, Bienal do Mercosul tem chamada aberta para participação de artistas

Até o dia 20 de julho, instituição receberá propostas de artistas inovadores, que tenham base na produção artística contemporânea em novas tecnologias e materiais

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Espaço do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, onde acontecerá uma das exposições da 13ª Bienal. FOTO: Alexandre Raupp

De forma inédita, a Bienal do Mercosul lançou um edital para a participação de artistas. Esta chamada aberta irá selecionar artistas inovadores para participar da 13ª edição do evento, que ocorrerá em setembro de 2022. Desta vez, a bienal terá curadoria-geral de Marcello Dantas e propõe uma linha narrativa que percorra a sequência das palavras: trauma, sonho e fuga. As inscrições poderão ser submetidas no site da bienal até o dia 20 de julho; os selecionados serão divulgados no da 22 de setembro.

Serão escolhidas 20 propostas para integrar uma das exposições da Bienal, intitulada “Transe”, que ocorrerá no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Nesta mostra, serão fomentadas intersecções entre projetos de arte contemporânea e diversas interfaces, por meio de laboratórios parceiros, em novas tecnologias de comunicação, mídias digitais, pesquisa de materiais e técnicas, modelagem, programação, prototipagem, síntese de novos compostos orgânicos e sintéticos, etc., assim como a revisão de saberes tradicionais, tais como vidraria, marcenaria, culinária, tecelagem, dentre outros.

Para participar, os artistas devem enviar uma proposta que se enquadre no escopo da produção artística contemporânea em novas tecnologias e materiais. De acordo com o edital, podem participar “artistas e coletivos artísticos, de qualquer lugar do mundo, que tenham em suas práticas a experimentação e a inovação, em todo seu espectro de possibilidades”. São estabelecidas três etapas no processo seletivo: análise cega da proposta artística, análise de portfólio e entrevistas.  

Dantas enfatiza que a 13ª quer fomentar a produção e a difusão das artes vinculadas às novas tecnologias, considerando também a capacidade de reinventar técnicas tradicionais: “A exposição Transe busca estimular a ligação entre a arte contemporânea e novas tecnologias, materiais e recursos. Vamos estimular a criação e possibilitar ao público o acesso a obras inéditas, de novos artistas”.

O edital completo pode ser conferido clicando aqui. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo email  chamada.aberta@bienalmercosul.art.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support