Perfis de memes de arte para seguir nas redes

Talvez uma das partes mais legais do surgimento dos memes na internet é que muitos deles fazem com que nos identifiquemos com o tema que ele traz. Desta forma, foram surgindo várias páginas nas redes sociais que publicam memes que são especificamente direcionados a um público, um nicho, contendo aquilo que chamamos de “piadas internas”, por exemplo.

No circuito da arte, não é diferente. Nos últimos anos, com os memes virando febre, vimos crescer o número de perfis na internet que produzem um conteúdo engraçado, sarcástico e provocativo para brincar com as contradições do universo das artes visuais, que usam obras de arte para compor questões do dia a dia ou mesmo que usam uma forma memética de se comunicar sobre a História da Arte.

Fizemos, aqui, uma lista desses perfis para seguir nas redes!

Artes Depressão

O perfil do Artes Depressão é um clássico tanto no Facebook quanto no Instagram! Ele cria memes em cima de obras de arte, brincando com questões do dia a dia, com os assuntos que bombam nas redes sociais e com a forma popular de se falar. É o perfil de memes que têm alguma relação com a arte que tem mais seguidores.

New Memeseum

Feito há pouco tempo, esse perfil virou febre entre as pessoas que estão ligadas de alguma forma ao circuito das artes visuais no Brasil. Ele cria memes com questões um tanto específicas, estando mais direcionado a um público em particular. Desta forma, fazem brincadeiras com obras icônicas das últimas Bienais de São Paulo ou que propõe discussões sérias sobre o meio institucionais por meio do sarcasmo, mas também fazem memes fofinhos de bichinhos.

Reações Medievais

Um pouco parecido com o Artes Depressão no que diz respeito ao tipo de conteúdo criado em cima das imagens, o Reações Medievais é uma página de Instagram que tem um recorte ligado a imagens da arte romântica e gótica da Idade Média, mas também vai se reinventando o tempo inteiro, produzindo “memes bem humorados com diversos tipos de representações artísticas”. Eles também têm uma página no Facebook.

Freeze_de

Um perfil evidentemente gerido por algum insider que acompanha o movimento do mercado da arte pelo mundo, o Instagram freeze d/e faz memes muito divertidos e hilários para “trollar”. Dizem por aí que o mais provável é que a conta seja gerenciada por algum jornalista especializado, que está por dentro de tudo o que acontece na arte. Mas não somos nós, tá?

Jerry Gogosian

Brincando com o nome do galerista Larry Gagosian, o perfil Jerry Gogosian é um sucesso no Instagram! Em entrevista para o Sunday Times, a galerista  Hilde Lynn Helphenstein, que está por trás da conta, afirmou: “Graças a uma captura de tela e algumas palavras, qualquer pessoa culturalmente letrada pode entender a misteriosa “feira de vaidades” do mundo da arte através do poder de um meme. As coisas que falo na minha conta do Instagram são os segredos abertos do mundo da arte”.

Salão dos Recusados

Talvez o primeiro perfil que faz sátiras assim a surgir no Instagram tenha sido o Salão dos Recusados, que faz sátiras bastante engraçadas e muitas vezes ácidas ao sistema da arte, sem papas na língua e com muito bom humor!

Arinoert

O perfil de Twitter da fotógrafa e designer mineira Ari Noert é uma das contas mais divertidas para seguir na rede. Isso porque ela fala de História da Arte de forma muito engraçada e acessível, utilizando a linguagem da rede social para um público jovem, muitas vezes criando memes em suas postagens! Ela também conta diversas curiosidades e fofoquinhas sobre os artistas, como o adultério de Almeida Júnior e algumas peripécias de Leonardo Da Vinci

Alvaro Seixas

O pintor carioca Álvaro Seixas não usa sua conta de Instagram apenas para mostrar seus trabalhos, mas também para publicar memes que ele mesmo cria! São peças que ironizam o mundo da arte e que fazem críticas institucionais, fomentando uma reflexão sobre como os espaços e as pessoas da arte podem ser tóxicos.

Gustavo Von Ha

Gustavo Von Ha, artista paulistano, foi inclusive convidado por nós para uma live no Instagram do ArteQueAcontece para contar um pouco sobre as experimentações com memes que têm feito em seu perfil! O artista começou usando seus stories de Instagram como se fosse um diário, produzindo um conteúdo a partir do dia a dia. Agora, ele têm utilizado também as postagens no feed para isso. Von Ha pega recortes dos absurdos que vê por aí, muitas vezes em forma de meme! As postagens do artista, que sempre trabalhou com experimentos com novas mídias, nos faz perguntar: meme pode ser arte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *