Phaidon lança monografia da multiartista Lorna Simpson

Obra da fotógrafa conceitual é revisitada em nova edição de livro sobre sua carreira

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Lorna Simpson_phaidon
Capa do novo livro de Lorna Simpson, editado pela Phaidon

Lorna Simpson, artista multimídia cujo trabalho com fotografia conceitual a tornou influente e mundialmente renomada no meio artístico, ganha nova monografia em sua homenagem pela Editora Phaidon, revisada e atualizada a partir da primeira edição, já esgotada, lançada em 2002. A nova publicação conta com novos conteúdos, como o ensaio de autoria de Naomi Beckwith, Diretora Adjunta do Museu Solomon R. Guggenheim.

Lorna Simpson_phaidon
Lorna Simpson Phaidon

A celebrada Lorna Simpson, cujo trabalho continua sendo fonte de inspiração, é conhecida por sua abordagem vanguardista da fotografia conceitual. Sua técnica combina a utilização de imagens originais ou não com fragmentos textuais, elementos de colagem e uso de pigmentos, compondo séries de trabalhos com narrativas complexas, que fornecem, simultaneamente, clareza de significado e mistério, ao fotografar seus sujeitos a partir de ângulos obscuros e pouco óbvios. 

O trabalho de Lorna se propõe a desafiar narrativas tradicionais e inflexíveis sobre mulheres, cultura e raça, e sua atitude de vanguarda ao explorar o imaginário relacionado aos marcadores de identidade é reforçado pelos diversos pioneirismos que Simpson acumulou enquanto mulher e negra: a artista foi a primeira mulher afroamericana a se apresentar na Bienal de Veneza, em 1993, e também a ter uma exposição individual na série Projects do Museum of Modern Art de Nova York (MOMA). Ela também foi uma das poucas artistas afroamericanas a exibir na Documenta (Kassel, Alemanha), em 1987 e 2002.

Lorna Simpson_phaidon
Five Day Forecast, de 1991, de Lorna Simpson

A nova edição do livro registra a carreira da artista e engloba amplamente sua trajetória até seus trabalhos mais recentes, como o retrato de Rihanna tirado por Simpson para a capa da revista Essence. A imagem de capa integra um ensaio de 12 páginas no interior da revista estrelando a cantora e empresária, nomeado “Of Earth & Sky”, e foi eleita por especialistas da The New York Magazine como uma das imagens mais icônicas da moda de todos os tempos.

A nova edição do livro, de autoria de Thelma Golden (Studio Museum in Harlem, Nova York), Kellie Jones (Columbia University), Chrissie Iles (Whiney Museum of American Art, Nova York) e Naomi Beckwith (Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York), pode ser encomendada no site da Editora Phaidon, e os exemplares começarão a ser enviados em 03 de março de 2022.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR