Pílulas AQA: fique por dentro das notícias mais relevantes da semana

De filmes novos na Netflix que abordam o mercado de arte até recordes de leilões e notícias sobre as próximas feiras internacionais – veja o que marcou a semana

Fran Lebowitz
Fran Lebowitz

Martin Scorsese lança filme com Fran Lebowitz

O assunto mais comentado dessa semana é o lançamento do filme de Martin Scorsese, Pretend It’s a City, que traz uma visão nostálgica de Nova Iorque pré-pandemia,quando tudo girava em torno de dinheiro, status e…arte! O filme gira em torno de Fran Lebowitz, a autora nova-iorquina conhecida por seus comentários contundentes sobre a vida na cidade e que sempre tem muitas opiniões quando se trata do mundo da arte. Ela começou a carreira na revista Interview de Andy Warhol no início dos anos 1970, e tinha os fotógrafos Peter Hujar e Robert Mapplethorpe, entre os seus amigos mais próximos – além de Warhol. 

No entanto, apesar de ser uma pessoa próxima deste universo, Lebowitz parece não ter uma visão crítica mais profunda e/ou conectada. Faz alguns comentários interessantes e até engraçados mas a conversa é reduzida aos seus desprazeres sociais e não a arte propriamente dita ou ao próprio funcionamento do sistema. Veja o filme, tire suas próprias conclusões e depois conta para a gente! 

Marina Simão
Marina Simão

Marina Simão na Pace Gallery

Nessa semana também foi anunciado que a poderosa Pace Gallery vai começar a representar a artista brasileira Marina Perez Simão, originalmente representada pela Mendes Wood DM, em São Paulo. Conhecida por fazer belíssimas pinturas entre a abstração e a figuração, Marina havia feito uma exposição na sede de East Hampton da galeria nova-iorquina com obras feitas em parceria com Sonia Gomes, que já é representada pela Pace. Em abril, a galeria abre uma exposição individual de novas pinturas de Simão em uma das sedes de Nova Iorque.

Uniqlo + Keith Haring
Uniqlo + Keith Haring

Uniqlo + Keith Haring

Depois que a Dra. Martens revelou sua nova linha de sapatos com ilustrações de Keith Haring, outra marca de moda lançou mais mercadorias em homenagem ao famoso artista: a japonesa Uniqlo lançou uma nova coleção UNIQLO UT x Keith Haring de camisetas e moletons inspirada na relação do artista com Tóquio, onde ele apresentou seu trabalho e abriu sua Pop Shop em 1988. A nova coleção é composta por 10 modelos diferentes que custam entre $19.90 e $29.90. Garanta a sua! 

Cate Blanchett em Manifesto: Art x Agency
Cate Blanchett em Manifesto: Art x Agency

Cate Blanchett abre galeria

O Times of London reportou que Cate Blanchett está construindo um espaço de galeria para sua coleção particular na Highwell House, sua propriedade perto da cidade de Crowborough, no sudeste da Inglaterra. A nova estrutura também terá espaços para meditações e ensaios. A coleção de Blanchett inclui obras de Guan Wei, Paula Rego, Howard Hodgkin, Bill Hammond e outros artistas. Blanchett participou de uma video-instalação do artista e cineasta Julian Rosefeldt, que foi incluída na exposição Manifesto: Art x Agency de 2019 no Museu e Jardim de Esculturas Hirshhorn em Washington. A atriz também apareceu em uma video-instalação, intitulada The Four Temperaments, do diretor e artista Marco Brambilla, apresentada no ano passado na Michael Fuchs Galerie, em Berlim.

Manifestantes descansam debaixo da pintura que representa a independência norte-americana
Manifestantes descansam debaixo da pintura que representa a independência norte-americana

“Evidências” da invasão do Capitólio são reunidas por curadores  

Os curadores do Smithsonian estão coletando os destroços do tumulto pró-Trump que ocorreu no Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro. Faixas descartadas, bandeiras, placas de nome danificadas e muito mais estão sendo adicionadas ao arquivo do National Museum of American History, uma filial da instituição com sede em Washington. O movimento faz parte de um esforço para “ajudar as gerações futuras a lembrar e contextualizar a tentativa de insurreição”, de acordo com um comunicado divulgado por Anthea M. Hartig, a diretora do museu.

“Esta semana nos lembra da longa e profunda história da supremacia branca e do ódio e privilégio que ela proporciona”, escreveu Hartig, acrescentando “como instituição, estamos comprometidos em compreender como os americanos fazem a mudança. Esta temporada de eleições ofereceu exemplos notáveis ​​da dor e da possibilidade envolvidas nesse processo de acerto de contas com o passado e moldar o futuro. ”

Okwui Enwezor
Okwui Enwezor

Steve McQueen idealiza bolsa para curadores afrodescendentes que homenageia Okwui Enwezor

A organização artística Independent Curators International, sediada em Nova York, fará parceria com a Marian Goodman Gallery, que possui unidades em Nova York, Paris e Londres, para estabelecer oportunidades de pesquisa para curadores. O empreendimento foi idealizado por um dos artistas da galeria, o cineasta Steve McQueen, para homenagear o legado do falecido curador nigeriano Okwui Enwezor, que morreu em 2019. 

A iniciativa irá desenvolver um programa curatorial intensivo na África e duas bolsas de pesquisa curatoriais a cada ano durante os próximos três anos. As bolsas estão abertas a curadores sediados nos EUA que se identificam como negros, indígenas ou pessoas de cor, bem como curadores afrodescendentes baseados em qualquer lugar do mundo.

“Okwui sempre pensou no futuro para criar um ambiente mais saudável para todos, sejam quais forem os desafios ou o que ele, como pioneiro, se deparou. Essa iniciativa está muito em seu espírito, defendendo inovadores em um campo que ele reinventou. ”

Judy Chicago
Judy Chicago

Andy Warhol Foundation doou US $ 3,9 milhões para instituições de arte 

A Andy Warhol Foundation doou US $ 3,9 milhões para 51 organizações como parte de seu programa de subsídios outono de 2020. Entre as instituições que receberam fundos estavam o Mophradat, em Bruxelas; o LAXART em Los Angeles; o Luminary, em St. Louis; o BlackStar, na Filadélfia; e o W.A.G.E., no Brooklyn. As instituições selecionadas também receberam financiamento para exposições, incluindo uma retrospectiva de Judy Chicago, no Fine Arts Museum San Francisco. A lista completa das instituições beneficiadas está aqui

"Casal" de Hans Christoph é uma das 1400 obras da coleção
Couple-by-Hans-Christoph-one-of-some-1400-works-confiscated-from-Cornelius-Gurlitt-via-pizload

14 pinturas roubadas por nazistas são devolvidas a seus legítimos donos

O colecionador Cornelius Gurlitt, falecido em 2014, herdou de seu pai uma notável coleção de obras de arte que escondeu durante anos! Dois anos antes de morrer, porém, caiu em uma investigação de fraude fiscal e a polícia descobriu seu tesouro: obras que haviam sido roubadas de judeus durante a expansão nazista.  Entre as 1500 peças apreendidas, havia pinturas de Renoir, Picasso e Cézanne, entre outros.

Gurlitt deixou em testamento as obras para o Kunstmuseum de Berna, na Suíça, que vem trabalhando junto a entidades alemãs para pagar essa “dívida histórica”, devolvendo obras de arte a seus respectivos donos, famílias judias que foram perseguidas pelos nazistas. Nesta última quarta-feira, 13 de janeiro, o governo alemão anunciou que 14 das obras que faziam parte da coleção de Gurlitt, apelidada de “Tesouro de Munique”, foram destinadas a seus herdeiros originais.

Patricia Ackerman, Dia 241
Patricia Ackerman, Dia 241

Oi Futuro abre coletiva com artistas argentinas e brasileiras que exploram a casa, o corpo e o profundo feminino 

Depois de ser adiada duas vezes no ano passado por causa da pandemia, a mostra coletiva Una(S)+ abriu nesta quarta-feira, 13 de janeiro, no Oi Futuro do Flamengo. Com curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves, a mostra apresenta 80 obras de 15 artistas brasileiras e argentinas que “ampliaram seus campos de trabalho e ousaram lançar mão de novas linguagens, materiais, tecnologias e redes para romper o isolamento e avançar por territórios tão pessoais quanto universais: a casa, o corpo e o profundo feminino”, define Gonçalves.

As artistas que integram a exposição vêm de várias regiões do país hermano: Fabiana Larrea, Ileana Hochmann, Marisol San Jorge, Milagro Torreblanca, Patricia Ackerman e Silvia Hilário. Já as artistas brasileiras são cariocas ou radicadas na Cidade Maravilhosa: Ana Carolina Albernaz, Bete Bullara, Bia Junqueira, Carmen Luz, Denise Cathilina, Evany Cardoso , Nina Alexandrisky, Regina de Paula e Tina Velho.

Desenho cartunista belga Hergé, conhecido por As Aventuras de Tintim,  foi leiloado em Paris por US $3,8 milhões
Desenho cartunista belga Hergé, conhecido por As Aventuras de Tintim, foi leiloado em Paris por US $3,8 milhões

Obra do cartunista conhecido por criar As Aventuras de Tintim atinge recorde em leilão

A semana também foi marcada por um recorde mundial na área de quadrinhos:  um desenho cartunista belga Hergé, conhecido por As Aventuras de Tintim,  foi leiloado em Paris por US $3,8 milhões, ou quase R $20 milhões. A ilustração leiloada tinha sido planejada para ser a capa do livro “O Lótus Azul”, de Tintim, porém, por questões de valor de impressão, ele foi substituído por um mais simples. Segundo a Artcurial, Hergé teria dado a obra ao filho do editor Louis Casterman, Jean-Paul, quando ele tinha sete anos. O menino teria dobrado a página em seis e a mantido em uma gaveta, de onde foi recuperada décadas depois. Mas alguns especialistas questionam a veracidade dessa história.

The Shed
The Shed

Frieze de Nova York confirma edição de primavera 

Mesmo com os casos de infecção e morte pelo coronavírus crescendo no mundo inteiro e sendo os EUA os líderes de óbitos, a Frieze Art Fair confirmou, esta semana, que avança nos planos de fazer a versão física da feira entre os dias 5 e 9 de maio de 2021.  Apenas 66 galerias participarão da próxima edição, programada para acontecer no The Shed, no empreendimento Hudson Yards. Do Brasil, somente a Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM e Vermelho foram selecionadas. 

As edições pré-pandemia acolheram cerca de 200 galerias em uma tenda especialmente criada na Ilha de Randall, no East River; mas esta edição será realizada em ambientes internos e será reduzida.  A Expo Chicago também anunciou, no início da semana, que atrasaria suas datas de abril até pelo menos julho. As outras feiras ainda não se posicionaram sobre a programação de 2021. 

Naomi Beckwith
Naomi Beckwith


Guggenheim nomeia uma mulher negra como curadora-chefe pela primeira vez 

Atualmente curadora sênior do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Naomi Beckwith começará como vice-diretora e curadora-chefe do Guggenheim em junho de 2021. Beckwith está no MCA Chicago desde 2011. Durante esse tempo, ela organizou uma série de exposições que ganharam notoriedade no país, incluindo mais notavelmente uma retrospectiva de Howardena Pindell que abriu em 2018 e depois viajou pelos EUA. Ela também trabalhou em exposições dedicadas a Keren Cytter, Leslie Hewitt, William J. O’Brien, o Propeller Group, Yinka Shonibare, do brasileiro Jonathas de Andrade,  entre outros.