Pivô anuncia convocatória para residência em 2021 e sedia mostra de vídeos internacional

Edição do próximo ano será destinada apenas a artistas residentes no Brasil; até 18 de outubro, veja a mostra internacional A River Waits Reply no site da organização

O Pivô, localizado no edifício Copan em São Paulo, ainda não reabriu após o período decretado de quarentena pela Covid-19, mas já planeja 2021! O espaço autônomo decidiu lançar na última semana a convocatória para que os interessados em participar do Pivô Pesquisa, o programa de residências principal da casa. Também foi inaugurada na última semana A River Waits Reply, uma mostra internacional de vídeo!

Até o dia 6 de novembro, às 16h, artistas podem se inscrever no Pivô Pesquisa, que é um dos programas de residência mais procurados no país. Como de praxe, serão convidados curadores para acompanharem os artistas a partir dos três ciclos nos quais é dividida a residência. Cada ciclo tem uma duração de 12 semanas. Em 2021, os curadores convidados serão Beatriz Lemos (março a junho), Catarina Duncan (junho a setembro) e Hélio Menezes (setembro a outubro). Desta vez, por causa da pandemia, existem condições diferentes no edital, por isso, é preciso estar atento! Por exemplo, esta próxima edição da residência está sendo destinada apenas a artistas que residem no Brasil. Você pode clicar aqui para acessar o edital completo.

Na edição que teve início no começo deste ano, foi a primeira vez que o programa foi oferecido de forma gratuita para os artistas selecionados, pois a instituição teve apoio o suficiente para fazê-lo. No processo seletivo, são escolhidos até 8 artistas para cada ciclo, sendo um total de até 24 artistas. Cada um pode se inscrever pra mais de um ciclo. Porém, se selecionado, será escolhido para participar de apenas um. O resultado será divulgado no dia 21 de janeiro de 2021, a residência se inicia em março.

Mostra Internacional de Vídeo

Integrando as sete instituições que apresentam a mostra internacional de vídeo A River Waits Reply, o Pivô dá o pontapé inicial para esse evento que deve durar dois meses! Isso porque, cada uma das organizações que participa da programação irá hospedar um trabalho de um artista em seu site durante o período de uma semana! O Pivô é o primeiro espaço da lista e exibe o trabalho Silent, de Pauline Boudry & Renate Lorenz! Você pode assistir clicando aqui, até 18 de outubro.


Pauline Boudry & Renate Lorenz, Silent, 2017

Cada obra foi selecionada pelos curadores de cada instituição parceira em resposta aos vídeos que a antecederam, produzindo uma sequência em cascata e um rio de pensamento sinuoso, interpretado através dos valores estéticos e sociais de seu respectivo contexto cultural. A que está no site do Pivô foi escolhida pela Kadist, que tem sedes em São Francisco e Paris. Participam ainda as Argos, de Bruxelas; Gasworks, de Londres; MOCA, de Toronto; Museo Tamayo, da Cidade do México, e Para Site, Hong Kong.

A cooperação entre as instituições segue com trabalhos de Ria Pacquée, Miguel Calderón, Beatriz Santiago Muñoz, David Hartt, Martha Atienza e Pooja Gurung & Bibhusan Basnet.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *