Playlist AQA: Edgar Kanaykõ

Ouça a seleção musical do fotógrafo Xakriabá, que traz sons da música popular brasileira, do hip hop, do reggae e, claro cantos ancestrais de povos indígenas

Registro fotografico por Edgar Kanaykõ.

Nosso convidado para a 43ª edição do Playlist AQA é o fotógrafo Edgar Kanaykõ! Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele passou a usar a câmera fotográfica como ferramenta para fazer com que as pessoas vejam aquilo que um povo indígena realmente é, sem os estereótipos e as romantizações que são atribuídos a eles pelo olhar colonizador. Edgar pertence ao povo Xakriabá, que tem origem no norte do estado de Minas Gerais, quase na divisa com a Bahia. A Terra Indígena Xakriabá fica à margem do Rio São Francisco e, segundo registro do Instituto Socioambiental, tem hoje mais de 15 mil habitantes!

Ao receber o convite para fazer sua seleção musical, Edgar brincou que seu gosto musical é muito eclético, enviando um meme no qual há uma foto do rapper Tupac Shakur aperta a mão do cantor regional mexicano Chaliano Sánchez! “Quando eu coloco minha playlist no modo aleatório”, diz o meme. Será que é essa mistura toda mesmo?

Abaixo, confira a playlist completa de Edgar, que prova que dá pra aproveitar o estilo jazzy da cantora francesa Zaz e embarcar de uma vez para o hip hop da brasileira filha de chilenos MC Brisa Flow! Uma dose de reggae também compõe a lista, na presença de SOJA, O Rappa e Bob Marley.

É claro que a seleção do fotógrafo não deixaria de fora alguns cantos indígenas, como Baridjumokô, entoado pelo Povo Kayapó do A-Ukre, e Nhanerãmoi’i Karai Poty, registro do projeto Memória Viva Guarani!